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dc.contributor.authorOliveira, Maria Claudia Santos Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:45:44Z-
dc.date.available2017-12-07T04:45:44Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationPsicol. estud.,v.11,n.2,p.427-436,2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26751-
dc.description.abstractO presente artigo é um estudo teórico que parte da análise da construção histórica da categoria de adolescência como objeto da Psicologia do Desenvolvimento. O argumento central é que a abordagem da adolescência ora como dominada por paixões e tormentas, ora como expressão superior de racionalidade, contribuiu para que a Psicologia do Desenvolvimento se afastasse da problemática dos adolescentes reais, disseminando um visão normativa da adolescência. O objetivo do trabalho é, pois, a reflexão crítica acerca dessa fase da vida, visando à consolidação de uma nova epistemologia da adolescência, no diálogo com perspectivas contemporâneas do enfoque da subjetividade, tais como a psicologia narrativa e a perspectiva do self dialógico.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is a theoretical essay that analyzes the historical development of the category of adolescence as a subject of Developmental Psychology. The core argument is that adolescents have been approached at a time, as passionate and unstable beings, and at the other, as rational selves. As a consequence of that approach, most of the meaningful questions regarding adolescence had been kept out of focus, and a normative picture of adolescence have dominated the field. The aim of this study is to offer a critical analysis on adolescence, adding a 'brick' to the construction of a novel epistemology of adolescence fertilized by critical approaches on self and identity such as, discursive psychology and the perspective of the dialogical self.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo es un estudio teórico que parte del análisis de la construcción histórica de la categoría de la adolescencia como objeto de Sicología del Desarrollo. El argumento central es que el enfoque de la adolescencia, ora como dominada por pasiones y tormentas, ora como expresión superior de la racionalidad, contribuyó para que la Sicología del Desarrollo se alejara de la problemática de los adolescentes reales, diseminando una visión normativa de la adolescencia. El objetivo del trabajo es la reflexión crítica acerca de esa fase de la vida, objetivando la consolidación de una nueva epistemología de la adolescencia, en el diálogo con perspectivas contemporáneas del enfoque de la subjetividad, tales como la sicología narrativa y la perspectiva del self dialógico.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdentidade, narrativa e desenvolvimento na adolescência: uma revisão crítica<A NAME="n1"></A>pt_BR
dc.titleIdentity, narrative and development in adolescence: a critical reviewpt_BR
dc.titleIdentidad, narrativa y desarrollo en la adolescencia: una revisión críticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordadolescênciapt_BR
dc.subject.keyworddesenvolvimento do selfpt_BR
dc.subject.keywordidentidadept_BR
dc.subject.keywordnarrativapt_BR
dc.subject.keywordAdolescencept_BR
dc.subject.keyworddevelopment of the selfpt_BR
dc.subject.keywordidentitypt_BR
dc.subject.keywordnarrativept_BR
dc.subject.keywordcontemporary agept_BR
dc.subject.keywordadolescenciapt_BR
dc.subject.keyworddesarrollo del selfpt_BR
dc.subject.keywordidentidadpt_BR
dc.subject.keywordnarrativapt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000200022pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
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