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dc.contributor.authorTollini, Ignez Martinspt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:45:24Z-
dc.date.available2017-12-07T04:45:24Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationEnsaio: aval.pol.públ.Educ.,v.14,n.51,p.223-247,2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26736-
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de analisar o caso educacional de adolescentes moradores em favelas, alunos de uma escola municipal no Rio de Janeiro. Foi argumentado que tal tarefa educacional requer liderança efetiva para encorajar mudança de atitude, valores e comportamento de adolescentes, como proposto no Modelo Fullan. Este modelo permitiu a reinterpretação do caso educacional tratado neste estudo, caracterizado por uma "teorização" baseada em conhecimento, criatividade, insight, e bom senso. Espera-se que este estudo inspire políticas educacionais para jovens que vivem em favelas e periferias urbanas e possa ser reproduzido em outras situações.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has the objective of analyzing the educational case of adolescents living in slums, students of a municipal school in Rio de Janeiro. It has been argued that it is a difficult task that requires effective leadership to encourage a change in attitude, values and behavior of adolescents, such as proposed in the Fullan Model. This model allowed the reinterpretation of the case addressed in this study, characterized by a "theorization" based on knowledge, creativity, insight, and common sense. It is expected that this study will inspire educational policies for adolescents living in slums and urban periphery , and may be replicated in other situations.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene por finalidad evaluar el caso educacional de adolescentes favelados, estudiantes de una escuela municipal en Rio de Janeiro. Há sido argumentado que la tarea educacional requiere liderazgo efectivo para estimular cambio de actitud, valores y comportamiento de adolescentes, como propuesto en el Modelo Fullan. Este modelo ha permitido la reinterpretación del caso educacional tratado en este estudio, caracterizado por una "teorización" basada en conocimiento, creatividad, insight, y senso común. Espera-se que este estúdio inspire políticas educacionales para jóvenes moradores de chabolas e periferias urbanas y pueda ser reproducido en otras situaciones.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFundação CESGRANRIOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLiderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelaspt_BR
dc.titleLeadership and change: the educational case of adolescents living in slumspt_BR
dc.titleLiderazgo y cambio: el caso educacional de jóvenes moradores de chabolaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLiderançapt_BR
dc.subject.keywordMudançapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeadershippt_BR
dc.subject.keywordChangept_BR
dc.subject.keywordEducationpt_BR
dc.subject.keywordLiderazgopt_BR
dc.subject.keywordCambiopt_BR
dc.subject.keywordEducaciónpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000200006pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
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