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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFávero, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorAbrão, Larissa Guimarães Martinspt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:44:32Z-
dc.date.available2017-12-07T04:44:32Z-
dc.date.issued2006-08pt_BR
dc.identifier.citationFÁVERO, Maria Helena; ABRÃO, Larissa Guimarães Martins. Malhando o gênero: o grupo focal e os atos da fala na interação de adolescentes com a telenovela. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 175-182, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26685-
dc.description.abstractConsiderando o papel da mídia no desenvolvimento psicológico, investigaram-se as questões de gênero presentes nos atos da fala de adolescentes, numa situação de interação focada em uma cena da telenovela brasileira "Malhação" (rede Globo, edição 2001). Participaram 47 estudantes da sexta e oitava séries do primeiro grau e da primeira e terceira séries do ensino médio, divididos em oito grupos com três sujeitos femininos e três masculinos cada. Os resultados indicam: o predomínio do julgamento moral conservador dos personagens da cena nos grupos da 6ª e 8ª séries, com predomínio de verbalizações femininas e silêncio masculino; o deslocamento da discussão nos grupos da terceira série para objetos mais gerais, como o papel da mídia, a educação; a maior equidade na freqüência de verbalizações, indicando o não afrontamento feminino. A análise dos atos da fala indica a manutenção de papéis masculinos e femininos, que privilegiam o status masculino.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMalhando o gênero : o grupo focal e os atos da fala na interação de adolescentes com a telenovelapt_BR
dc.title.alternativeGossiping the gender : the focal group and the acts of speech in the interaction of adolescents with the brazilian soap-opera-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.subject.keywordGrupos focaispt_BR
dc.subject.keywordAtos de fala (Linguística)pt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000200007pt_BR
dc.description.abstract1Considering the role of the media in the psychological development, we investigated the gender issues in adolescents conversation in an interactive situation focused on a scene from the Brazilian soap opera, "Malhação" (Globo Network, 2001 edition). A total of 47 students participated in the study, drawn from the 6th and 8th grades of primary school and from the 1st and 3rd grades of secondary school, divided into eight groups with three female and three male each. The results indicate: a predominance of conservative moral judgment of the characters by the groups of the 6th and 8th grades, with predominance of female verbalizations and male silence; a shift of the discussion in the 3rd grade to more general matters, such as the role of the media and education; a greater equity in the frequency of verbalizations, indicating female submissiveness. The analysis of the speech acts indicates the maintenance of male and female roles which favour male status.-
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