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2007_MarciaReginaAlvesGondim.PDF1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
dc.contributor.authorGondim, Márcia Regina Alves-
dc.date.accessioned2009-12-11T23:21:24Z-
dc.date.available2009-12-11T23:21:24Z-
dc.date.issued2007-05-02-
dc.date.submitted2007-05-02-
dc.identifier.citationGONDIM, Márcia Regina Alves. Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica. 2007. [várias paginações] Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2667-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.en
dc.description.abstractEsta dissertação de perspectiva qualitativa e de abordagem etnográfica buscou analisar algumas práticas de letramento e sua relação com o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em classes de alfabetização. Procurou, também, compreender o trabalho de mediação e a transição da língua oral para a língua escrita, bem como o espaço da sala de aula como ambiente letrador, onde possam ser desenvolvidas as habilidades de leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, em uma classe de alfabetização de crianças que fazem parte do projeto BIA - Bloco Inicial de Alfabetização. Essa sala de aula constituiu-se de alunos pertencentes a classes populares. A metodologia utilizada permitiu uma participação colaborativa. Os resultados apresentados sinalizaram para a constatação da relação entre consciência fonológica e construção da leitura e da escrita, na prática de alfabetizar letrando. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe purpose of this M.A. thesis was threefold: to analyze some literacy practices as related to the development of children’s phonological awareness, from an ethnographic, qualitative perspective; to understand teachers’ action to implement the process of transition from the oral to the written language and to describe the classroom setting as a literacy space. Field work was carried out in a literacy classroom of a public school in the Federal District, Brazil. These children, drawn from working classes, are enrolled in the three-year literacy project - BIA “Bloco Inicial de Alfabetização” ). Results point to a strong relation between the development of the phonological awareness and the acquisition of writing and reading abilities by the children.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePráticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológicaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPráticas de letramentoen
dc.subject.keywordConsciência fonológicaen
dc.subject.keywordCompetências oral e escritaen
dc.subject.keywordAlfabetizar - letrandoen
dc.subject.keywordCrianças - letramento - Distrito Federal (Brasil)en
dc.subject.keywordAlfabetização - fonéticaen
dc.location.countryBRAen
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