Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26589
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvancosNormaBrasileira.pdf80,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_AdvancesBrazilianNorm.pdf79,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Maria de Fátima Moura dept_BR
dc.contributor.authorRea, Marina Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Karina Aragãopt_BR
dc.contributor.authorSchmitz, Bethsáida de Abreu Soarespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:44:09Z-
dc.date.available2017-12-07T04:44:09Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO. Maria de Fátima Moura de et al. Avanços na norma brasileira de comercialização de alimentos para idade infantil. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 3, p. 513-520, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000300021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/FKxs4gYTkDsMZ4bHPtGwNcQ/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ARAÚJO. Maria de Fátima Moura de et al. Advances in the Brazilian norm for commercialization of infant foods. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 3, p. 513-520, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000300021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/FKxs4gYTkDsMZ4bHPtGwNcQ/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26589-
dc.description.abstractOBJETIVO: Analisar os avanços na Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes no período de 1988 a 2002, comparando seus diferentes textos entre si e com o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, cujos dados foram obtidos em documentos, relatórios, portarias e resoluções do Ministério da Saúde. As versões utilizadas na comparação foram a de 1992 e a de 2002. RESULTADOS: A análise comparativa permitiu identificar importantes avanços na legislação. Em 1992, foram incluídos os leites fluídos, em pó, as chupetas e frases de advertência na propaganda e na rotulagem dos produtos. Em 2002, a regulamentação dos produtos foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, fortalecendo a ação de fiscalização e incluindo a regulamentação dos alimentos para crianças de primeira infância, fórmulas de nutrientes indicadas para recém-nascido de alto risco e protetores de mamilo. As frases utilizadas na promoção comercial e na rotulagem dos produtos, inclusive de chupetas e mamadeiras, passaram a ser de advertência do Ministério da Saúde. A rotulagem foi definida para cada tipo de produto, baseada em regras mais restritas. CONCLUSÕES: Foram identificadas importantes modificações no controle do marketing dos produtos dirigidos à mãe no período de lactação. No entanto, ainda há questões legislativas que possibilitariam o aprimoramento da norma brasileira, visando à proteção do aleitamento materno. É necessário também que o governo implante rotinas de monitoramento sistemático de fiscalização dessa legislação.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvanços na norma brasileira de comercialização de alimentos para idade infantilpt_BR
dc.title.alternativeAdvances in the Brazilian norm for commercialization of infant foods-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAlimentos - legislaçãopt_BR
dc.subject.keywordAmamentaçãopt_BR
dc.subject.keywordLactentes - desmamept_BR
dc.subject.keywordCrianças - nutriçãopt_BR
dc.rights.licenseRevista de Saúde Pública - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rsp/a/FKxs4gYTkDsMZ4bHPtGwNcQ/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000300021pt_BR
dc.description.abstract1OBJECTIVE: To assess the advances in the Brazilian norm for commercialization of infant foods from 1988 to 2002, comparing the different texts with each other and with the International Code of Marketing of Breast-Milk Substitutes. METHODS: This was a descriptive study based on data collected from documents, reports, ordinances and resolutions from the Brazilian Ministry of Health. The versions utilized in the comparison were from 1992 and 2002. RESULTS: Comparative analysis made it possible to identify important advances in the legislation. In 1992, liquid and powdered milk were included in the scope, along with teats and dummies (pacifiers), and also warning phrases in advertising and on product labeling. In 2002, regulations for products were published by the National Agency for Sanitary Surveillance, thereby strengthening supervisory actions and including regulations for baby foods, nutrient formulae for high-risk newborns, and nipple protectors. The phrases used in commercial advertising and on product labeling, including dummies, teats and bottles, became Ministry of Health warnings. The labeling was defined according to product types, on the basis of more restrictive rules. CONCLUSIONS: Significant modifications in the control over the marketing of products aimed at mothers during the lactation period. However, there are still some legislative questions that would make it possible to improve the Brazilian norm, in order to protect breastfeeding. There is also a need for the government to implement systematic monitoring routines to supervise this legislation.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.