Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/26519
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_HiperatividadeDoencaEssencia.pdf190,56 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorAntony, Sheilapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Jorge Poncianopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:43:36Z-
dc.date.available2017-12-07T04:43:36Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationANTONY, Sheila; RIBEIRO, Jorge Ponciano. Hiperatividade: doença ou essência um enfoque da gestalt-terapia. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 25, n. 2, p. 186-197, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200003. Acesso em: 19 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26519-
dc.description.abstractEste trabalho discute a hiperatividade considerando a metáfora do corpo da criança e o seu funcionamento psicológico, de forma a esclarecer se a sua expressão constitui doença ou um modo próprio de ser. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem sido extensivamente investigado em pesquisas que visam aprimorar os critérios diagnósticos e conhecer sua etiologia. Poucos estudos são orientados para elucidar a dimensão psíquica da criança hiperativa. A Gestalt-Terapia é uma abordagem fenomenológico-existencial assentada em teorias holísticas que reconhecem a multidimensionalidade do humano, enfocando a relação (o contato) como ontológica à existência humana.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherConselho Federal de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHiperatividade : doença ou essência um enfoque da gestalt-terapiapt_BR
dc.title.alternativeHiperactivity : nature or disease? understanding ADHD in a Gestalt perspective-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.keywordHiperatividadept_BR
dc.subject.keywordGestalt-terapiapt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/yhGXhnqHVFjFK7MrC8CPrtG/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932005000200003pt_BR
dc.description.abstract1This work argues hyperactivity considering the body metaphor and the child psychological functioning in order to understand its expression as disease or essence. Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) has been extensively investigated in research that aim to improve diagnostics criteria and know its etiology. Few studies are oriented to elucidate the psychological dimension of the hyperactive child. Gestalt-Therapy is a phenomenological-existential approach supported on holistic theories that recognize the human multidimensionality, focalizing relation (contact) as ontological to human nature.-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26519/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.