Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/26426
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
29252.pdf177,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O discurso jornalístico sobre privatizações e protestos nas ruas
Media discourse on privatization and street protest
Autor(es): Leal, Maria Christina Diniz
Assunto: Discurso
Mídia
Ideologia
Senso Comum
Discourse
Media
Ideology
Common Sense
Data de publicação: 2005
Editora: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Referência: DELTA,v.21,n.spe,p.73-92,2005
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o discurso jornalístico sobre privatizações e manifestações de protesto. Serão examinados editoriais e reportagens sobre a venda de três grandes estatais brasileiras: a Usiminas, a Vale do Rio Doce e a Telebrás. Foram selecionados textos dos seguintes jornais: Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, publicados no dia seguinte às privatizações. A pesquisa se orienta, entre outros, pelos trabalhos de Fairclough sobre discurso e sobre mídia; de Thompson sobre ideologia; de Fowler sobre o discurso da mídia. A metodologia de exame do corpus é a da análise de discurso crítica (Fairclough e Chouliaraki). Para concluir, mostrarei como, por meio da legitimação das vendas e da fragmentação dos manifestantes, o discurso jornalístico procura construir um senso comum favorável à privatização e de repúdio ao protesto popular nas ruas.
The aim of this paper is to analyse journalistic discourse concerning privatisation and protest. I will examine editorials and news reports on the sale of three major Brazilian state-owned enterprises: Usiminas, Vale do Rio Doce and Telebrás. Texts published the day after the privatisation auctions have been selected from the following Brazilian dailies: Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense and Jornal de Brasília. This research is based, among others, on Fairclough's work on discourse and on the media, Thompson's work on ideology, Fowler's work on discourse in the media. The methodology employed for examining the corpus is critical discourse analysis (Fairclough, Chouliaraki). In conclusion, it will be shown how discourse in the press - by legitimising the sales and differentiating the protesters - endeavours to forge a feeling of common sense favouring privatisation and repudiating popular protest in the streets.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502005000300006
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.