Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/26419
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EscalaClimaCriatividade.pdf261,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula
Outros títulos: Scale of the classroom climate for creativity
Autor(es): Fleith, Denise de Souza
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Assunto: Criatividade (Educação)
Sala de aula
Ensino fundamental
Data de publicação: Jan-2005
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 085-091, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012.
Resumo: O propósito deste estudo foi construir e validar uma escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Este instrumento visa auxiliar na identificação de fatores que contribuem para a expressão da criatividade em sala de aula, bem como aqueles que inibem a criatividade em turmas de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. A escala intitulada "Minha Sala de Aula" foi aplicada em 644 alunos de escolas públicas e particulares. Para exame da validade de construto do instrumento, utilizou-se uma análise fatorial exploratória. A análise gerou cinco fatores: Suporte da Professora à Expressão de Idéias do Aluno, Autopercepção do Aluno com Relação à Criatividade, Interesse do Aluno pela Aprendizagem, Autonomia do Aluno e Estímulo da Professora à Produção de Idéias do Aluno. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,55 a 0,73.
Abstract: The purpose of this study was to design and validate a scale on the classroom climate for creativity. This instrument aims to help in the identification of factors that contribute to the expression of creativity in the classroom, as well as those that inhibit the development of creativity in 3rd and 4th grade elementary school. The scale entitled "My Classroom" was administered to 644 elementary school students from public and private schools. An exploratory factor analysis was carried out to get evidence on the construct validity. This analysis generated five factors: Teacher's Support to Student's Ideas Expression, Student's Self-Perception on Creativity, Student's Interest for Learning, Student's Autonomy and Teacher's Incentive to Student's Ideas Production. The reliability coefficients varied from .55 to .73.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000100012
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.