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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVelloso, Jacquespt_BR
dc.contributor.authorMarques, Paulo Marcello F.pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:42:15Z-
dc.date.available2017-12-07T04:42:15Z-
dc.date.issued2005-08pt_BR
dc.identifier.citationVELLOSO, Jacques; MARQUES, Paulo Marcello F. Recursos próprios da UNB, o financiamento das IFES e a reforma da educação superior. Educação & Sociedade, v. 26, n. 91, p. 655-680, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/FWhzYQFg6dNGwBWZ5qfLgMq/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26380-
dc.description.abstracttexto discute o comportamento de despesas da Universidade de Brasília (UNB), enfatizando as receitas próprias, no cenário do financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), e trata das fundações de apoio em anteprojetos de reforma da educação superior do Governo Lula. O financiamento da UNB com verbas do MEC não difere muito do observado nas IFES, predominando recursos cadentes num sistema em expansão, no contexto da crise de hegemonia da universidade e de políticas voltadas para uma heterogeneidade no sistema federal. A UNB tem alta proporção de gastos com receitas próprias, vem tendo crescente dependência destas, mas a maioria é consumida na sua geração, mostrando que nenhuma universidade federal de qualidade pode prescindir dos recursos da União. O primeiro dos anteprojetos trouxe notáveis inovações no financiamento das IFES, mas o segundo renunciou a muitas das propostas originais. Exigiu transparência na atuação das fundações de apoio, subordinação a colegiados superiores e sinalizou longinquamente para uma futura reforma da gestão financeira e patrimonial.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRecursos próprios da UNB, o financiamento das IFES e a reforma da educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe University of Brasília own revenues, the financing of FISHE and the higher education reform-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - finançaspt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento da educação superiorpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordInstituições federais de ensino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEducação superior - reformapt_BR
dc.rights.licenseEducação & Sociedade - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/es/a/FWhzYQFg6dNGwBWZ5qfLgMq/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000200018pt_BR
dc.description.abstract1The text analyses the behavior of expenditures of the University of Brasília (UNB), emphasizing its own revenues, in the context of the financing of Federal Institutions of Higher Education (FISHE), and deals with the university support foundations in preliminary proposals for a higher education reform bill of President Lula Government Administration. The public funding of UNB does not differ substantially from that of FISHE, in which falling resources relative to enrollment growth have prevailed; these are viewed within the framework of a hegemonic crisis of the university and of policies aimed to heterogeneity in the federal system. UNB has a high share of expenditures with its own revenues, and has been increasingly dependent on them, but most has been used up in their production, indicating that public funding is the key to quality standards. The first proposal for a higher education bill brought remarkable innovations for the financing of FISHE, but the second rejected many of the original innovations. It demanded transparency on the actuation of the university support foundations, and their subordination to parent institutions; it also remotely waved towards a future reform of the rules governing the management of FISHE finance.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
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