Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/26378
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
a06v2690.pdf162,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, João Ferreira dept_BR
dc.contributor.authorFonseca, Maríliapt_BR
dc.contributor.authorToschi, Mirza Seabrapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:42:14Z-
dc.date.available2017-12-07T04:42:14Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationEduc. Soc.,v.26,n.90,p.127-147,2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26378-
dc.description.abstractO presente texto apresenta os impactos do Programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola), voltado para a gestão das escolas fundamentais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A investigação analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Mostra como o FUNDESCOLA materializou-se no Estado de Goiás, imprimindo uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Mostra que, dentro da esfera governamental pública, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional. Uma de caráter gerencial (PDE) e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade (PPP). Mostra que alguns estados tendem a privilegiar o PDE, em detrimento do projeto político-pedagógico da escola (PPP).pt_BR
dc.description.abstractThis text presents the impacts of Fundschool "Fundescola" Program (Fund for School Development). This Program applies to administration of elementary schools in the North, Northeast and Central East regions of Brazil. This investigation analyses the impact of these experiences on administration and organization of the school work. It shows how the Fundschool Program happened in Goiás (Brazil). It was implemented in an administrative "strategic" view, centered on rationalization of expenses and operational efficiency. This investigation also shows that within public governmental sphere, there are two opposite conceptions of educational administration. The first one has "managerial characteristics" (School Development Plan), the other which signals the aspiration of educational community for a more autonomous and high standards school (Politic-Pedagogical Project). Some schools tend to give privilege to School Development Plan in opposition to Politic-Pedagogical Project.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicaspt_BR
dc.titleThe fundschool program: conceptions, objectives, components and range - the perspective of administration system improvement and of the private schoolspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordGestão de escolas fundamentaispt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas e financiamento da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento escolarpt_BR
dc.subject.keywordAdministration of elementary schoolpt_BR
dc.subject.keywordPublic politics and financing in educationpt_BR
dc.subject.keywordEducational policypt_BR
dc.subject.keywordScholarship planningpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100006pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.