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dc.contributor.authorSilva, Nara Liana Pereirapt_BR
dc.contributor.authorDessen, Maria Auxiliadora da Silva Campospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:39:34Z-
dc.date.available2017-12-07T04:39:34Z-
dc.date.issued2004-06pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Nara Liana Pereira; DESSEN, Maria Auxiliadora. O que significa ter uma criança com deficiência mental na família?. Educar em Revista, Curitiba, n. 23, p. 161-183, jan./jun. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.337. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26260-
dc.description.abstractA família desempenha um papel preponderante no processo de inserção e adaptação da criança deficiente mental no contexto sociocultural. A literatura tem mostrado similaridades e diferenças não só quanto aos modos como as famílias se relacionam com sua criança com deficiência mental, mas também quando comparadas com famílias de crianças com desenvolvimento típico. Este artigo tem como objetivo descrever alguns aspectos do funcionamento de famílias de crianças com deficiência mental, comparando-os àqueles de famílias de crianças com desenvolvimento típico. Ênfase é dada às relações entre os diferentes subsistemas familiares: marido-esposa, genitores-criança e irmão-irmão, e suas implicações para o desenvolvimento infantil. Conhecer a dinâmica das relações de famílias de crianças com deficiência mental constitui o primeiro passo para a compreensão do desenvolvimento e dos mecanismos de adaptação dessas famílias às suas crianças. Mas, para compreender o funcionamento dessas famílias, é preciso levar em consideração as descobertas recentes da genética comportamental.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO que significa ter uma criança com deficiência mental na família?pt_BR
dc.title.alternativeWhat does it mean to have a mentally retarded child in the family?-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência mentalpt_BR
dc.subject.keywordPré-escolarespt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordRelações familiarespt_BR
dc.rights.licenseEducar em Revista - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000100011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.337pt_BR
dc.description.abstract1The family plays an important role in the adaptation process of children with mental retardation in the socio-cultural context. Literature has showed us similarities and differences not only in the way that families have been interacting with their mentally retarded child, but also between them and families of typically developing children. So, this article aims to describe some aspects of the family functioning of children with mental retardation comparing them to those from families of children with a typical development. We emphasize the relationships developed in different family subsystems, i.e. husband-wife, parents-child, and child-sibling. In order to understand the family development and adaptation process of children with mental retardation, we need, firstly, to know how these families function. However, to understand the family functioning we need to take into account what we know about behavioural genetics nowadays.-
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