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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFávero, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Denise dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:39:33Z-
dc.date.available2017-12-07T04:39:33Z-
dc.date.issued2004-06pt_BR
dc.identifier.citationFÁVERO, Maria Helena; OLIVEIRA, Denise de. A construção da lógica do sistema numérico por uma criança com Síndrome de Down. Educar em Revista, Curitiba, n. 23, p. 65-85, jan./jun. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.332. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26259-
dc.description.abstractPor meio de um estudo de caso, desenvolvido em 3 fases, focou-se a criança com Síndrome de Down e o desenvolvimento de suas estruturas lógico-matemáticas, particularmente aquelas referentes à lógica do sistema numérico. Primeiro, avaliaram-se as competências matemáticas do sujeito com SD e as suas dificuldades. Depois, desenvolveu-se uma intervenção psicopedagógica, cujas sessões, registradas em vídeo e analisadas, explicitaram a seqüência das ações do sujeito, o significado destas ações em relação às suas aquisições conceituais e a importância da mediação nesse processo. Finalmente, reavaliou-se o sujeito. Os resultados indicam que o desenvolvimento cognitivo do sujeito com SD obedece às mesmas etapas descritas por Piaget, sendo harmonioso, repetitivo e mais lento, apresentando uma certa "rigidez", de modo que a evolução de uma etapa de desenvolvimento a outra necessita de uma mediação adequada do meio. Indicam ainda: a preocupação do sujeito em dar a resposta supostamente correta nas situações-problema e a ansiedade decorrente em terminá-la em curto tempo; a importância de se considerar as singularidades do indivíduo na escolha do material psicopedagógico. Ficou evidenciado que a intervenção psicopedagógica possibilitou a construção de novas estruturas cognitivas e a ampliação dessas estruturas em competências a serem utilizadas na resolução das situações-problema; possibilitou uma modificação global no pensamento lógico do indivíduo e o desenvolvimento do pensamento metacognitivo; é valiosa como procedimento de pesquisa pois tanto evidencia as particularidades do desenvolvimento na aquisição do conhecimento como gera dados para a avaliação da intervenção e para o aconselhamento de pais e professores.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA construção da lógica do sistema numérico por uma criança com Síndrome de Downpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of logical numerical system by a child with Down Syndrome-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordSíndrome de Downpt_BR
dc.rights.licenseEducar em Revista - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000100006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.332pt_BR
dc.description.abstract1Our research was focused on the development of logical-mathematical structures and, particularly, on the construction of the logic of the numerical system, through a case study, involving a subject who suffers from Down Syndrome. We have collected data during three moments. First, we evaluated the mathematical competencies and difficulties of the subject. Next, we developed a series of sessions, which were recorded on video. We evaluated the videos thoroughly, making the subject's sequence of actions explicit, clarifying the meaning of these actions in relation to the acquisition of conceptual structures and identifying the importance of mediation for the process. Finally, we reevaluated the subject. The results have indicated that the subject's cognitive development follows the stages described by Piaget, being harmonious, repetitive and time demanding; each stage will only evolve through an appropriate mediation of the environment. Moreover, we have also observed the subject's concern about giving the answer that was supposedly correct. The psychopedagogical intervention has favored the subject with the construction of new cognitive structures and the amplification of these structures into competencies as a means to use them in problem-solving situations. We have also verified a global modification of the subject's logical reasoning and the development of metacognitive reasoning. We can say that the psychopedagogical intervention may be used as a valuable research method, for it favors the identification of specific developmental particularities of the process of knowledge acquisition.-
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