Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26217
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_CriancaHiperativaVisao.pdf351,62 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAntony, Sheilapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Jorge Poncianopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:39:25Z-
dc.date.available2017-12-07T04:39:25Z-
dc.date.issued2004-08pt_BR
dc.identifier.citationANTONY, Sheila; RIBEIRO, Jorge Ponciano. A criança hiperativa: uma visão da abordagem gestáltica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 127-134, maio/ago. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000200005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000200005. Acesso em: 19 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26217-
dc.description.abstractA pesquisa objetivou investigar o funcionamento psicológico da criança hiperativa em base a teoria do ciclo do contato da abordagem gestáltica, proposta por Ribeiro (1997). O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por distúrbios motores, perceptivos, emocionais e comportamentais. Segundo os critérios diagnósticos do DSM-IV (1994), esse transtorno reúne 18 sintomas básicos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 20 sujeitos: cinco casais, cinco professoras e cinco crianças entre oito e 11 anos de idade. Utilizaram-se a entrevista aberta e o Teste de Apercepção Infantil com figuras de animais (CAT-A), como instrumentos de coleta de dados. Concluímos que a criança hiperativa apresenta processos psicológicos específicos que formam a base de sua personalidade. A hiperatividade é a característica que define o transtorno. Não há propriamente um déficit de atenção. Propomos, portanto, uma terminologia diferente: Transtorno de Hiperatividade/Atenção.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA criança hiperativa : uma visão da abordagem gestálticapt_BR
dc.title.alternativeHyperactive child : a gestaltic view-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordHiperatividadept_BR
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.keywordGestalt-terapiapt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/Ks4mYqbCH6hcT5VCRzvm8js/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000200005pt_BR
dc.description.abstract1The study investigated the psychological functioning of the hyperactive child according to Contact Cycle Theory of Gestalt Approach, proposed by Ribeiro (1997). Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by motor, perceptual, emotional and behavioral disturbances. According to DSM-IV (1994), the disorder comprises 18 basic symptoms of inattention, hyperactivity and impulsiveness. The research adopted a qualitative approach. The sample was composed by 20 subjects: five couples, five teachers and five children from eight to 11 years old. Non-structured interviews and children's apperception test using animal figures (CAT-A) were applied as instruments to collect data. We concluded that hyperactive child displays specific psychological processes forming the base of his personality, hyperactivity is the characteristic that defines the disorder, and that there is no attention deficit properly. Thus, we propose a different terminology: Hyperactivity/Attention Disorder.-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/26217/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.