Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25858
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
9902.pdf95,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFAGUNDES, GENI RODRIGUESpt_BR
dc.contributor.authorYAMANISHI, OSVALDO KIYOSHIpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:35:37Z-
dc.date.available2017-12-07T04:35:37Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationRev. Bras. Frutic.,v.24,n.1,p.91-95,2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25858-
dc.description.abstractEstudaram-se os principais fatores envolvidos na comercialização do mamão em 10 supermercados e 9 varejões de Brasília-DF, em janeiro de 1999. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de questionários aos responsáveis pelos estabelecimentos. Os atacadistas da CEASA-DF, foram os principais fornecedores dos estabelecimentos analisados. O grau de perda dos frutos foi considerado muito alto apenas pelos varejões. A má qualidade do fruto, demora entre compra e venda, transporte precário e condições climáticas foram as principais causas de perdas segundo os varejões. Nos supermercados, foram: falta de armazenamento apropriado, má qualidade do fruto, condições climáticas e manuseio do cliente. Na maioria dos estabelecimentos, o mamão é entregue pelo fornecedor em caixas de madeira. Os mamões ficam expostos para venda em prateleiras na maioria dos estabelecimentos analisados.pt_BR
dc.description.abstractThe main factors involved in the commercialization of papaya in 10 supermarkets and 9 retail shops of Brasília-DF was studied in January of 1999. The data was colleted using questionnaire answered by the manager of the establishment. It was observed that the wholesalers of Federal District Wholesale Market (CEASA-DF) are the main supplier of papaya in all establishment analyzed. The fruit loss was considered very high only in the retail shops. The poor quality of fruit, the delay between purchasing and selling, precarious transport system and climatic condition were the main reasons of losses attributed by the retail shops. In the supermarkets the lack of appropriate storage, poor quality of purchased fruit, climatic conditions and manipulation by clients were considered as the main causes for the losses. The supplier delivers the papaya in wood boxes in almost all establishments. Papaya fruits for selling were displayed in racks in most of the establishments analyzed.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Fruticulturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo da comercialização do mamão em Brasília-DFpt_BR
dc.titlePapaya commercialization study in Brasília-DFpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordComercializaçãopt_BR
dc.subject.keywordMamãopt_BR
dc.subject.keywordSupermercadospt_BR
dc.subject.keywordVarejõespt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452002000100020pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.