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dc.contributor.authorNeubern, Maurício da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:34:07Z-
dc.date.available2017-12-07T04:34:07Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.citationNEUBERN, Maurício da Silva. O reconhecimento das emoções no cenário da psicologia: implicações epistemológicas e reflexões críticas. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 21, n. 2, p. 62-73, jun. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932001000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 maio 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932001000200008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25802-
dc.description.abstractPartindo de uma breve contextualização do estudo das emoções, o presente trabalho visa apontar caminhos para a construção de referências mais apropriadas ao estudo das mesmas, seja como constituintes do processo subjetivo, seja no sentido de apontar seu potencial para reformas epistemológicas na psicologia. A partir de uma análise sobre importantes cosmovisões do pensamento atual e as denúncias epistemológicas promovidas pelas emoções, destacam-se a sua condição marginalizada no conhecimento psicológico, bem como a necessidade e as implicações de incluí-las como imprescindíveis no estudo do humano.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherConselho Federal de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO reconhecimento das emoções no cenário da psicologia : implicações epistemológicas e reflexões críticaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEmoçõespt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordPsicologiapt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Ciência e Profissão - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932001000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 maio 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932001000200008pt_BR
dc.description.abstract1Starting from a brief contextualization of the study of emotions, the present paper aims at indicating ways to the construction of a more appropriate frame of reference for such study, regarding emotions as constituents of the subjective process and pointing to their potential for epistemological change in psychology. From the analysis of important world views in contemporary thought and the epistemological denunciation promoted by emotions, the text tries to emphasize their marginal condition in psychological knowledge and both the need for and the implications of their inclusion as crucial for the study of the human condition.-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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