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dc.contributor.authorMendonça, Erasto Fortespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:33:56Z-
dc.date.available2017-12-07T04:33:56Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.citationEduc. Soc.,v.22,n.75,p.84-108,2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25737-
dc.description.abstractO artigo aborda o tema da Gestão Democrática do Ensino Público no Brasil. Busca identificar como os sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios das capitais organizaram-se para responder ao ordenamento constitucional que estabeleceu a gestão democrática como princípio do ensino público e em que níveis adaptaram suas legislações e normas, sua estrutura administrativa e seu funcionamento às demandas por participação. Analisa as concepções de gestão democrática à luz das categorias participação, processo de indicação de diretores, constituição e funcionamento de colegiados, descentralização e autonomia. Aponta estudos e pesquisas recentes sobre os esforços e as resistências verificados em processos de implementação de mecanismos de gestão democrática em diversos sistemas de ensino. Considera que a gestão democrática é adotada pelo Estado para alcançar seus objetivos estratégicos. Analisa as dificuldades decorrentes da implantação desses mecanismos que, pressupondo forte participação da sociedade, é patrocinada por um Estado fortemente marcado por ordenamentos patrimonialistas.pt_BR
dc.description.abstractThis article approaches the democratic management of public education in Brazil. It seeks to assess how the education systems of the States, the Federal District, and State capitals have been organized to meet the constitutional provisions that established democratic management as a public education principle, and at which level they adapted their legislation and rules, as well as their administrative framework, to participation demands. It analyzes the democratic management concepts vis-à-vis participation, principals assignment processes, the constitution and functioning of support committees within the schools, decentralization, and autonomy. It also mentions recent studies and research on the efforts and resistances found in the implementation of democratic management mechanisms in different education systems. It builds on the fact that the democratic management is adopted by the State as a means to achieve strategic targets and analyses the difficulties resulting from the implementation of such mechanisms, since these presuppose a high level of social participation but are sponsored by a State model strongly characterizes by patrimonialistic arrangements.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasilpt_BR
dc.titlePatrimonial state and democratic management of public education in Brazilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação e Estadopt_BR
dc.subject.keywordPatrimonialismopt_BR
dc.subject.keywordGestão democráticapt_BR
dc.subject.keywordEducation and Statept_BR
dc.subject.keywordPatrimonialismpt_BR
dc.subject.keywordDemocratic managementpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
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