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dc.contributor.authorNeubern, Maurício da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:32:56Z-
dc.date.available2017-12-07T04:32:56Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.citationNEUBERN, Maurício S.. As emoções como caminho para uma epistemologia complexa da psicologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.16, n.2, p.153-163, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722000000200008&lng=en&nrm=iso>.Acesso em: 14 maio 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722000000200008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25625-
dc.description.abstractA partir do estudo das emoções são desenvolvidas reflexões que apontam para a marcante influência do paradigma simplificador no estudo de objetos complexos da subjetividade humana, como também nos diversos momentos de construção do conhecimento. Os movimentos dominantes da terapia familiar apresentam-se como momentos importantes dessa discussão por apresentarem ao mesmo tempo potencialidades e limitações para a construção de uma epistemologia complexa. Diante disso, a partir das contribuições provenientes de diversas propostas epistemológicas além dessas, busca-se promover um conjunto de articulações iniciais para uma epistemologia complexa da psicologia que abranja não apenas uma compreensão das emoções e do cenário da construção do conhecimento, mas principalmente a integração da subjetividade do cientista como um momento fundamental da construção da ciência.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs emoções como caminho para uma epistemologia complexa da psicologiapt_BR
dc.title.alternativeEmotions as a way for a complex epistemology of psychology-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEmoçõespt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordTerapia familiarpt_BR
dc.subject.keywordComplexidade-
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License CC BY NC - Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722000000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 14 maio 2018.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722000000200008pt_BR
dc.description.abstract1As a result of the study of emotions, reflections have been developed pointing at the marking influence that the simplifier paradigm has on the study of complex objects on human subjectivity, besides its influence on the various moments of knowledge construction. The family therapy dominant moves are presented as important moments in this discussion, since they concurrently illustrate possibilities and limitations on the construction of a complex epistemology. On these grounds and considering the contributions from different epistemological proposals, there is an effort in trying to promote a set of initial articulations for a complex psychological epistemology, that may not only account for a complex understanding of emotions, but also comprehend the complexity of the setting of knowledge construction itself, and particularly integrate the scientist's subjectivity as a fundamental moment at the construction of knowledge.-
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