Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25614
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_RetratoAusenciaMidia.pdf127,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiguel, Luis Felipept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:32:54Z-
dc.date.available2017-12-07T04:32:54Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.citationMIGUEL, Luís Felipe. Retrato de uma ausência: a mídia nos relatos da história política do Brasil. Revista Brasileira de História, v. 20, n. 39, p. 191-199, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882000000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/VqmBLqHJSjWJKp5WB8CLyfF/?lang=pt#. Acesso em: 20 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25614-
dc.description.abstractNos últimos 50 anos, consolidou-se no Brasil uma moderna indústria da comunicação de massas, que é o principal veículo de informação (e entretenimento) de dezenas de milhões de pessoas. Além do impacto cumulativo a longo prazo sobre as representações de mundo de seus consumidores, a mídia foi partícipe direta e importante de episódios de nossa história política. No entanto, as narrativas do período mal tocam nos meios de comunicação. O presente trabalho analisa esta ausên-cia (nas obras de autores como Skidmore, Costa Couto e Fausto) e discute porque historiadores e cientistas políticos ainda se sentem desconfortáveis com a influência política da mídia.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de História - ANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRetrato de uma ausência : a mídia nos relatos da história política do Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica - Brasil - históriapt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de História - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbh/a/VqmBLqHJSjWJKp5WB8CLyfF/?lang=pt#. Acesso em: 20 fev. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882000000100008pt_BR
dc.description.abstract1In the last 50 years, a modern communication industry has consolidated itself in Brazil. It provides tens of millions of people with information and entertainment. The media have cumulative, long-term impact on their consumers’ worldviews, but also had important direct participation in events of recent Brazilian political History. However, the accounts of the periodsca rcely touch the media. This article analyses such absence (in the works of authors as Skidmore, Costa Couto, and Fausto) and examines why historians and political scientists still feel uncomfortable with the political influence of the media.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.