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dc.contributor.authorBrito, Angela Maria Waked dept_BR
dc.contributor.authorDessen, Maria Auxiliadora da Silva Campospt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:31:49Z-
dc.date.available2017-12-07T04:31:49Z-
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Angela Maria Waked de; DESSEN, Maria Auxiliadora. Crianças surdas e suas famílias: um panorama geral. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 429-445, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79721999000200012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000200012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25540-
dc.description.abstractCientes da importância da família para a promoção do desenvolvimento da criança, especialmente daquelas que apresentam algum tipo de deficiência, propusemo-nos a descrever estudos sobre as interações e relações desenvolvidas entre a criança deficiente e sua família. Ênfase é dada às interações desenvolvidas no microuniverso da família, considerando a sua influência preponderante na evolução das relações futuras da criança. Assim, são abordados temas relativos a: a) importância das interações e relações sociais para o desenvolvimento e adaptação da criança deficiente; b) o impacto do nascimento de uma criança deficiente no desenvolvimento da família enquanto grupo; c) a criança surda e suas interações familiares.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrianças surdas e suas famílias : um panorama geralpt_BR
dc.title.alternativeDeaf children and their families : an overview-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência auditiva - criançaspt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordInterações família-criançapt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordRelações familiarespt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200012pt_BR
dc.description.abstract1Considering the importance of the family to child development, especially to children who have some disability, this paper analysed some aspects of family interactions and relationships developed between such children and their families. We emphasised family interactions because of their influence on the development of the children s relationships in the future, particularly in relation to the deaf child. Thus, the following issues were discussed: a) the importance of social interactions and relationships to the process of development and adaptation of handicapped children; b) the impact of the birth of a child who has a disability on the family group; and c)deaf children and their family interactions.-
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