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Título: Diferenças nas prioridades axiológicas de músicos e advogados
Outros títulos: Differences o value priorities between musicians and lawyers
Autor(es): Tamayo, Álvaro
Faria, Juliana Bernardes de
B. Filho, Adilson
Tavares, Marcela Souto de Oliveira Cabral
Carvalho, Erlaine M.
Bertolinni, Vanessa
Assunto: Valores
Músicos
Advogados
Prioridade axiológica
Data de publicação: 1998
Editora: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: TAMAYO, Alvaro et al. Diferenças nas prioridades axiológicas de músicos e advogados. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 281-294, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79721998000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar se as conseqüências do exercício das profissões de músico e advogado são, respectivamente, relevantes para a obtenção de metas motivacionais inerentes às prioridades axiológicas do indivíduo. A teoria dos valores de Schwartz foi utilizada para estudar a relação entre as prioridades axiológicas com o comportamento profissional de músicos e advogados. O inventário de valores foi administrado a uma amostra de 122 sujeitos, sendo 71 advogados e 51 músicos profissionais. O tempo de atuação médio na área profissional foi de 9,3 anos (D. P. = 9,42). A Anova 2X2 (gênero e profissão) foi calculada ao nível de cada um dos dez tipos motivacionais de valores e de cada um dos quatro fatores de segunda ordem. Os músicos deram mais importância do que os advogados ao hedonismo e à estimulação. Os advogados enfatizaram mais do que os músicos três tipos motivacionais de valores: conformidade, segurança e poder. O perfil dos músicos é caracterizado pela procura de mudança, de sensações novas e de prazer. É o pólo do individualismo, da autonomia intelectual e afetiva e da abertura à mudança. No pólo oposto desta dimensão encontra-se a tendência ao conservadorismo, ao coletivismo, a preservar o status quo, que foi a característica do perfil dos advogados. Assim, estas duas profissões são baseadas em motivações opostas. De um lado, a motivação a inovar, a criar, a procurar formas novas de pensar e de sentir mesmo às custas de errar e, do outro lado, a motivação a conservar e a respeitar as tradições, as normas e os usos da sociedade.
Abstract: The objective of this research was to know whether the consequences of practicing professions such as lawyer and musician are relevant to obtain motivational aims inherent to the individual s axiological priorities. Schwartz s theory of values which emphasizes the motivational bases of values has been used. A sample of 122 subjects, 71 lawyers and 51 professional musicians, was given Schwartz s Inventory of Values. The average service time in a professional area was 9.3 years (SD = 9.42). A 2x2 Anova (sex and profession) was calculated according to each of the ten motivational types of values and to each of the four second order factors. The musicians, when compared to the lawyers, gave more importance to hedonism and stimulation. The lawyers emphasized more than the musicians three motivational types of values: conformity, security, and power. The musicians profile was marked by the search for changes, new sensations and pleasures, which constitute the pole for individualism, for intellectual and emotional autonomy, and for the propensity for change. In the opposite pole of this dimension is the tendency to conservatism, to collectivism, to preserve the status quo, which characterizes the lawyers profile. So, these two professions are based on opposite motivations: on one hand, the tendency to create, to innovate, and to seek for new ways of thinking and feeling, even risking mistakes and, on the other hand, the motivation to conserve and to respect society s rules, traditions, and uses.
Licença: Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000200008
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