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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Abelardo Vinagre dapt_BR
dc.contributor.authorGünther, Hartmutpt_BR
dc.contributor.authorLara, Andréa de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Ludmila Fernandes dapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Vânia Jussara da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:28:31Z-
dc.date.available2017-12-07T04:28:31Z-
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Abelardo Vinagre da et al. Técnicas da carta-perdida como instrumento de pesquisa social: um estudo sobre preconceito e ajuda. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 11, n. 1, p. 117-134, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79721998000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/SVRdc7nnkbk7QV9VGh8sWzN/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25461-
dc.description.abstractA técnica da carta perdida foi adaptada para o contexto cultural brasileiro. Trezentas cartas endereçadas e seladas, foram colocadas "por engano", simulando perda, nos pára-brisas de veículos em dois estacionamentos. Um bilhete anexo explicava que o autor se desencontrara do amigo, "dono do carro". O bilhete variou, dando a entender que seu autor era masculino ou feminino (fator 1); tinha características pessoais distintas: homossexual, negro ou grupo controle (fator 2); permitindo a possibilidade de contatos telefônicos, ou não (fator 3), num delineamento 2 x 3 x 2. Quem encontrava a carta, podia enviá-la (comportamento pró-social) ou descartá-la. Sessenta e um por cento das cartas foram enviadas. Nenhuma diferença significativa foi encontrada em função das características dos três grupos (controle, negro ou homossexual), de gênero, da interação destes fatores. A possibilidade de telefonar para o remetente, aumentou significativamente o envio de cartas. A técnica mostrou-se promissora por possibilitar, enquanto instrumento não-reativo, o estudo de preconceito e ajuda.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTécnicas da carta-perdida como instrumento de pesquisa social : um estudo sobre preconceito e ajudapt_BR
dc.title.alternativeThe lost letter technique as a social research instrument : a study of prejudice and helping-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCartaspt_BR
dc.subject.keywordPreconceitos e antipatiaspt_BR
dc.subject.keywordComportamento pro-socialpt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Reflexão e Crítica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/prc/a/SVRdc7nnkbk7QV9VGh8sWzN/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000100007pt_BR
dc.description.abstract1The lost-letter technique was adapted to the cultural context of Brazil. Three hundred stamped and addressed letters were placed "by accident", i.e., simulating loss, on the wind shields of private cars in two large parking areas. A attached note explained that the author had missed the owner of the car. The note varied such that the author appeared to be either male or female (Factor 1), have certain personal characteristics, such as being black, homosexual, or control group (Factor 2), and allowed for telephone contact or not with the author (Factor 3) in a 2 x 3 x 2 experimental design. The finder of the letter could either (a) post the letter (pro-social behavior) or (b) ignore it. 60.7% of the letters were posted. No significant difference was found in terms of sex or personal characteristics, nor interaction between these two factors. Being able to telephone the author made a significant difference, more letter in this condition were posted. Methodologically, the lost letter technique showed promise, especially as a non-reactive research instrument in the study of prejudice and helping behavior.-
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