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Título: Crenças e experiências de aprendizagem de LE (inglês) de alunos de centros interescolares de línguas : um estudo de caso
Autor(es): Rodrigues, Janine Marise da Veiga
Orientador(es): Conceição, Mariney Pereira
Assunto: Língua inglesa
Aprendizagem
Escolas públicas
Data de publicação: 14-Dez-2006
Referência: RODRIGUES, Janine Marise da Veiga. Crenças e experiências de aprendizagem de LE (inglês) de alunos de centros interescolares de línguas: um estudo de caso. 2006. 170 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: O objetivo deste estudo é fazer um levantamento das crenças e experiências de aprendizagem de língua estrangeira (LE) de alunos da rede pública do Distrito Federal matriculados em centros interescolares de línguas (CIL). O presente trabalho é um estudo de caso, cujas bases teóricas incluem autores como Dewey (1933, 1963, 2001), Barcelos (1995, 2000, 2001, 2003, 2004, 2006) e Miccoli (1997, 2004). Vinte estudantes de língua estrangeira – inglês, matriculados no antepenúltimo ou penúltimo semestre do curso oferecido nos CIL responderam a três instrumentos: um questionário escrito, uma entrevista semi-estruturada e um relato de experiências. Emergiram dos dados diversas crenças, entre elas a de que ouvir é a habilidade mais difícil de aprender em inglês, seguida da fala, em contraponto com a crença de que a aprendizagem da escrita é mais fácil. Os informantes também ressaltaram as crenças de que o professor é responsável pela aprendizagem do aluno e de que não se aprende inglês no ensino regular. Somadas a estas, os alunos apresentaram crenças conflitantes em relação à sua auto-imagem como aprendizes de LE. Os dados sugerem que as crenças acima têm relação com as experiências de aprendizagem e o contexto escolar de cada um dos alunos entrevistados, exigindo dos professores uma maior reflexão sobre sua prática. Espero, com este estudo, abrir horizontes para novos estudos nas áreas de crenças e experiências, e, especialmente, com foco na escola pública, contribuindo para enriquecer a literatura sobre ensino e aprendizagem de LE. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this study is to carry out a research on language learning beliefs and experiences of Brazilian students enrolled in an extensive foreign language course program sponsored by the government and held into public schools called CIL. This work is a qualitative case study, and its theoretical framework is based on Dewey (1933, 1963, 2001), Barcelos (1995, 2000, 2001, 2003, 2004, 2006), and Miccoli (1997, 2004). Twenty English as Foreign Language (EFL) students, with four to five years of experience at CIL, answered a questionnaire, a semi-structured interview and wrote experience reports about their language learning experiences. Some beliefs which emerged more emphatically were: listening is the hardest skill to learn, while writing is the easiest one; the EFL teacher is responsible for student’s learning; and English cannot be learnt in Brazilian regular schools. Besides, the students have shown conflicting beliefs about their self-image as EFL learners. The results suggest the beliefs above are related to subjects’ language learning experiences and setting. Thus, EFL Brazilian teachers need to reflect about their practice. I hope this study can open new horizons to studies on language learning beliefs and experiences, especially those focusing Brazilian public schools, enriching EFL learning and teaching literature.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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