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Título: Análise do comportamento do consumidor : comparação entre valor relatado e valor gasto com cartão de crédito
Autor(es): Britto, Bárbara da Silva Martins
Orientador(es): Castro Neto, Jorge Mendes de Oliveira
Assunto: Comportamento do consumidor
Cartões de crédito
Data de publicação: 1-Dez-2017
Referência: BRITTO, Bárbara da Silva Martins. Análise do comportamento do consumidor: comparação entre valor relatado e valor gasto com cartão de crédito. 2017. ix, 27 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi comparar o valor relatado e o valor gasto pelo consumidor com o uso do cartão de crédito, considerando: o relato dos participantes sobre seus gastos com cartões de crédito; o valor efetivamente gasto pelos participantes e a relação dessas variáveis com o modelo na perspectiva comportamental (Behavioral Perspective Model - BPM). Participaram da pesquisa dez pessoas que se disponibilizaram a fornecer informações sobre os gastos com cartão de crédito nos meses de março e abril de 2017, as quais formaram um painel de consumidores selecionados por conveniência. Os resultados indicaram que o valor relatado pelos participantes foi menor do que o valor efetivamente gasto. A aplicação da Lei potência de Stevens mostrou um bom ajuste aos dados, sugerindo que o valor relatado pode ser considerado uma estimativa do valor gasto, com expoente menor que 1,0. Não foi possível examinar se a correspondência entre valor relatado e valor gasto encontra-se relacionada às classes operantes de consumo dentro do modelo na perspectiva comportamental.
Abstract: The main purpose of the research was to compare the reported value and the amount spent by consumers when buying with credit cards, considering: participants' report on their spending on credit cards; the amount actually spent by participants and the relationship between those variables and the Behavioral Perspective Model (BPM). Participated to the survey ten people who volunteered to provide information about credit card expenses within March and April 2017, forming a consumer’s panel recruited on a convenience basis. The results indicated that the reported value by participants was lower than the amount actually spent. The application of Steven’s Power Law showed a good fit to the data, suggesting that the reported value can be considered an estimate of the value spent, with an exponent less than 1.0. It was not possible to examine whether the correspondence between reported value and amount spent is related to the operant classes of consumption according to the behavioral perspective model.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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