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2017_DéboraInezGuedesMartinsdeSouza.pdf4,98 MBAdobe PDFView/Open
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHarden, Hans Theo-
dc.contributor.authorSouza, Débora Inez Guedes Martins de-
dc.date.accessioned2017-11-24T16:15:53Z-
dc.date.available2017-11-24T16:15:53Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.date.submitted2017-08-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Débora Inez Guedes Martins de. A sociolinguística na formação de tradutores do Brasil. 2017. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25270-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, 2017.pt_BR
dc.description.abstractOs Estudos da Tradução deram seus primeiros passos como disciplina independente na década de 1960 (BASSNETT, 2002, p.28), uma época onde a Linguística cedia espaço para novos conhecimentos: a Sociolinguística. A partir de então, ambas as disciplinas se desenvolveram e alguns teóricos as têm relacionado de maneira mais íntima, expondo uma relação direta entre a heterogeneidade social e a heterogeneidade linguística. Autores como Nord (2010, p. 121) e Wolf (2010, p. 337) defendem que a Tradução é uma prática que media interações entre os aspectos sociais de línguas de distintas comunidades culturais. Levando isso em consideração podemos dizer que a Sociolinguística é uma disciplina relevante na formação do tradutor. Dessa forma, sua inclusão em cursos de formação de tradutores poderia aprimorar as habilidades desse tipo de profissional por oferecer uma gama maior de conhecimentos que podem influenciar tanto no aceite de traduções como em uma realização mais eficiente de traduções. Assim, o objetivo desta pesquisa será verificar se os cursos de Graduação brasileiros voltados para a formação de tradutores possuem a inclusão formal da Sociolinguística em seus componentes curriculares. A nossa hipótese é a de que esses cursos não possuem essa disciplina de forma obrigatória em seus componentes curriculares e isso pode comprometer a eficiência de traduções em um mundo cada vez mais globalizado e com um fluxo mais rápido de informações. A metodologia de pesquisa utilizará os dados constantes no site do Ministério da Educação para a realização de um estudo de amostragem da população total de cursos existentes no país. Após nossa análise verificamos que a disciplina Sociolinguística ocupa uma posição periférica na formação de tradutores.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA sociolinguística na formação de tradutores do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTraduçãopt_BR
dc.subject.keywordSociolinguísticapt_BR
dc.subject.keywordEstrutura curricularpt_BR
dc.subject.keywordTradutorespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Translation Studies gave their first steps as an independent discipline in the 1960s (BASSNETT, 2002, p. 28), a time in which Linguistics stepped aside for new knowledge: Sociolinguistics. From then on, both disciplines developed and some theoreticians have correlated them more closely, exposing a direct relationship between social and linguistic heterogeneity. Scholars like Nord (2010, p. 121) and Wolf (2010, p. 337) argue that Translation is a practice that mediates interactions between social aspects of languages from different cultural communities. Taking this into consideration, we could say that Sociolinguistics is a relevant discipline for the formation of translators. Thus, its inclusion in translator training courses could enhance the skills of these professionals by offering a wider range of knowledge that can influence both in translation acceptance and in more efficient translating. Therefore, the aim of this research is to verify whether the Brazilian Bachelor programs of translation training formally include Sociolinguistics in their curricula and this can compromise the efficiency of translations in a world more and more globalized and with a faster information flow. Our hypothesis is that these programs do not possess this discipline as a required subject in their curricula. The research methodology will use the data available in the Ministry of Education official website to perform a representative sample study of the total population of programs in Brazil. After our analysis, we verified that Sociolinguistics currently occupies a peripheric place in translation training in Brazil.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Traduçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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