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Título: A educação física e a educação para a saúde nas escolas públicas da cidade de Dourados/MS.
Autor(es): Mustafa, Zeina Hassen
Orientador(es): Alves, Elioenai Dornelles
Assunto: Educação física
Promoção da saúde
Saúde pública
Data de publicação: 4-Dez-2009
Referência: MUSTAFA, Zeina Hassen. A educação física e a educação para a saúde nas escolas públicas da cidade de Dourados/MS. 2006. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saude)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, tendo como objetivo geral identificar como os professores de Educação Física das escolas públicas da cidade de Dourados pensam a educação para a saúde e atuam na promoção da saúde. Foram entrevistados 30 professores e, para a análise qualitativa, todo o material coletado foi trabalhado segundo a técnica de análise de conteúdo. Pudemos verificar que os programas elaborados pelos professores, em sua maioria, abordam as possibilidades abarcadas pelas diferentes tendências pedagógicas, no sentido de orientar os professores dentro desse conteúdo ampliado da Educação Física entendida como direito a todos e uma educação para a saúde. Não encontramos preocupação quanto ao processo de escolha dos conteúdos, a dificuldade levantada foi com relação à aplicação desses conteúdos na prática. Assim, reconhecemos a necessidade de redirecionar as práticas em saúde, principalmente no que se refere às dificuldades práticas em enfrentar esse novo desafio pedagógico de educar para a saúde. O que, necessariamente, exige capacitação dos professores, especialmente no que diz respeito à integração teoria e prática, para aplicações práticas coerentes com o que vem sendo defendido teoricamente sobre o assunto. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study deals with the quality research and exploration of character, having as its general objective to identify how Physical Education professors of Dourados’s public schools take into consideration and promote heath education. Thirty professors where interviewed and, for the quality analysis, all the material collected were processed according to technical analysis of the content. We were able to identify the problems detailed by the professors, in a majority, approaching the possibilities obtained by different pedagogy tendencies, in the sense to familiarize the professors within the content amplified of Physical Education, which understood as a right to all, as well as health education. We found no concerns regarding the process of the school’s contents, the difficulty found was in relations to the appliance of these contents to actual practice. In result, we recognize the necessity in the redirecting of health practices, essentially those which are referred as difficulties in facing this new pedagogy challenge of health education. This, inevitably, demands capacity from professors, especially in regards to integrating theory and practice, to practical application consistant to what has been theoretically defended in this subject matter.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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