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Título: Desenvolvimento de uma matriz de competências e habilidades para repensar o ensino de ciências pela perspectiva do ensino por investigação
Autor(es): Rios Valdez, Vitor
Orientador(es): Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
Coorientador(es): Guimarães, Eliane Mendes
Assunto: Ensino de ciências
Ensino de ciências - experimentação
Diretrizes curriculares
Educação
Data de publicação: 19-Out-2017
Referência: RIOS VALDEZ, Vitor. Desenvolvimento de uma matriz de competências e habilidades para repensar o ensino de ciências pela perspectiva do ensino por investigação. 2017. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e outros documentos norteadores da educação estabelecem uma perspectiva de formação dos jovens para a autonomia e para a vida em sociedade. No contexto das ciências, o ensino por investigação é uma abordagem que vai de encontro a essa tendência, levando o educando a explorar fenômenos, investigar informações, estudar conceitos científicos e propor soluções para problemas. Enquanto as diretrizes educacionais apontam para a formação cidadã, a sociedade cobra, em especial do do ensino médio, aprovação em exames vestibulares. Nesse impasse, professores das diversas áreas do conhecimento podem ficar em dúvida sobre qual demanda atender. Buscando compreender essas diversas influências e nortear o trabalho de professores de disciplinas científicas do ensino médio, foram explorados os pressupostos e objetivos educacionais por trás de exames vestibulares, documentos legais e pesquisas sobre ensino de ciências. Ao investigar os objetivos educacionais do ensino por investigação, de John Dewey, da Taxonomia de Bloom, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PASUnB), notou-se uma tendência ao ensino de características mentais (competências) e processuais (habilidades). A partir disso, foi possível elaborar uma matriz de objetivos educacionais para nortear o ensino de ciências de forma a atender a todos esses referenciais. A matriz proposta, denominada MEI, se apoia nos aspectos da investigação científica para que professores de qualquer área possam desenvolver, junto a seus alunos, competências e habilidades úteis para a formação cidadã, autonomia e sucesso em exames vestibulares.
Abstract: The Law of Guidelines and Bases of National Education and other guiding documents for education establish a perspective of training young people for autonomy and for life in society. In the context of sciences, the Inquiry is an approach that meets this trend, leading the student to explore phenomena, investigate information, study scientific concepts and propose solutions to problems. While the educational guidelines point to the formation of citizens, the society demands, especially from high school, success in vestibular exams. In this impasse, teachers from several areas of knowledge may be in doubt about which demand to attend. In order to understand these diverse influences and to guide the work of teachers of high school scientific disciplines, the educational objectives behind vestibular exams, legal documents and research on science teaching were explored. Investigating the educational objectives of the Inquiry, John Dewey's pedagogy, Bloom's Taxonomy, the National Curricular Parameters (PCN), the National High School Examination (ENEM) and the Serial Assessment Program of the University of Brasília (PAS-UnB), a tendency to teach mental (competence) and procedural (skills) characteristics was noted. With this, it was possible to elaborate a matrix of educational objectives to guide the teaching of sciences in order to meet all these references. The proposed matrix called MEI, relies on aspects of scientific research so that teachers from any area can develop with their students competencies and skills that is useful for citizenship formation, autonomy and success in vestibular exams.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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