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dc.contributor.advisorPandossio, José Eduardo-
dc.contributor.authorLeal, Karina Gomes-
dc.date.accessioned2017-10-06T18:08:11Z-
dc.date.available2017-10-06T18:08:11Z-
dc.date.issued2017-10-06-
dc.date.submitted2017-02-10-
dc.identifier.citationLEAL, Karina Gomes. Avaliação de conceitos sobre dependência química entre estudantes de graduação na área de saúde da Universidade de Brasília. 2017. 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24760-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA dependência química é um transtorno psiquiátrico caracterizado por fissura pela droga,síndrome de abstinência, aumento da tolerância, relevância do consumo e empobrecimento dorepertório de vida. Os estudantes de graduação da área de saúde deveriam receber capacitaçãosobre esse assunto, pois atuarão como parte da equipe multidisciplinar no tratamento da dependência. Este estudo avaliou os conceitos sobre dependência química abordados durante agraduação na área de saúde da Universidade de Brasília, com a participação de 944 alunos regularmente matriculados nos cursos de Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Farmácia,Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em Saúde Coletiva, Medicina, Nutrição, Odontologia,Psicologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional. Os resultados mostraram que os principais conceitos relativos à temática da dependência química e que o uso de drogas psicotrópicas pelos estudantes não apresentaram alterações depois que a(s) disciplina(s) da área de Farmacologia foram cursadas. Ademais, na comparação entre os grupos experimental e controle verificou-seque outras disciplinas, além daquelas da área de Farmacologia, promoveram o conhecimento sobre essa temática. A despeito de ambos os grupos terem cursado disciplina(s) que abordasse(m) esse tema, não foi verificada alteração quanto ao uso da maioria das drogas psicotrópicas pelos estudantes. Finalmente, esse estudo demonstra que faz-se necessária uma revisão de como a temática da dependência química é abordada nos cursos da área de saúde da Universidade de Brasília.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação de conceitos sobre dependência química entre estudantes de graduação na área de saúde da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDrogas - abusopt_BR
dc.subject.keywordPsicotrópicospt_BR
dc.subject.keywordTranstornos psiquiátricospt_BR
dc.subject.keywordUniversitários - comportamentopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordSaúde - aspectos socioeconômicospt_BR
dc.subject.keywordDrogas - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordDrogas - abuso - psicologiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.24760-
dc.description.abstract1Chemical dependency is a psychiatric disorder characterized by drug fissure, withdrawal syndrome, increased tolerance, relevance of consumption and the life repertoire’s impoverishment. University students in health area should receive training on this subject, once they will act as part of chemical dependency multidisciplinary treatment team. This study evaluated concepts of chemical dependency in health courses at Universidade of Brasília among 944 students regularly enrolled in Pharmaceutical Sciences, Nursing, Pharmacy, Physiotherapy, Speech Therapy, Public Health Management, Medicine, Nutrition, Dentistry, Psychology, Public Health and Occupational Therapy. Results showed that the main concepts regarding chemical dependency and psychotropic drugs used by students did not change after Pharmacology discipline attendance. In addition, comparison between experimental and control groups showed that other disciplines, besides those of Pharmacology, promoted knowledge about this subject. In spite of the fact that both groups have attended disciplines that discussed this theme, there was no change in most psychotropic drugs use by students. Finally, this study showed that it is necessary to review how chemical dependency subject is addressed in health area courses at Universidade de Brasília.pt_BR
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