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2017_EmersonFerreiraAlves.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorReis, Deborah Oliveira Martins dos-
dc.contributor.authorAlves, Emerson Ferreira-
dc.date.accessioned2017-09-20T15:51:02Z-
dc.date.available2017-09-20T15:51:02Z-
dc.date.issued2017-09-20-
dc.date.submitted2017-07-11-
dc.identifier.citationALVES, Emerson Ferreira. Mapeamento dos graduandos com intenção de participar do programa PNAES na Universidade de Brasília (2011-2016). 2017. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24593-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia do Setor Público, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) veio para auxiliar o aluno do terceiro grau no Brasil, expandindo os recursos a eles destinados visando sua manutenção e conclusão de curso na universidade pública assim como traçou metas e objetivos a serem alcançados. Esse programa possibilitou à Universidade de Brasília expandir a oferta de auxílios destinados aos alunos de baixa renda, trazendo consigo novos desafios, tanto na área social e pedagógica como no que tange a gestão financeira daquilo que é recebido pela universidade. Este estudo tem como objetivo conhecer melhor o perfil dos estudantes que demonstraram intenção de solicitar os auxílios Alimentação, Moradia e Socioeconômico simultaneamente, verificando por consequência qual a idade dos alunos requisitantes dos benefícios, o campus de estudos, qual o curso de graduação com maior adesão de discentes com fragilidade econômica, que gênero é predominante entre os graduandos, entre outras características que os diferenciem, verificando ainda o desempenho acadêmico desses alunos. Para isso, foi tomado como material de pesquisa os dados fornecidos principalmente pelo Centro de Informática e da Diretoria de Desenvolvimento Social da Universidade de Brasília, possibilitando então, uma análise mais detalhada das características intrínsecas e esses graduandos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMapeamento dos graduandos com intenção de participar do programa PNAES na Universidade de Brasília (2011-2016)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)pt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - auxílio financeiropt_BR
dc.subject.keywordDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) came to assist the college student in Brazil, expanding the allocated resources, aiming at their course support and completion at the public university as well as setting goals and objectives to be achieved. This program made it possible for the University of Brasília to expand the aid offer to low-income students, bringing along new challenges in both social and pedagogical areas, and regarding the financial management of what is received by the university. The purpose of this study is have a better understanding of the profile of the students who showed interest in requesting simultaneously Food, Housing and Socioeconomic aid, verifying, as a result, the age of the students who applying for these benefits, their study campus, which graduation course with greater accession by students with economic fragility, which gender is predominant among undergraduates, among other characteristics that distinguish them and verify yet their students’ academic performance. For that, the data provided mainly by the Informatics Center and the Social Development Board of the University of Brasília was used as a form to enable a more detailed analysis of the intrinsic characteristics and these undergraduate students.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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