Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Almeida, Sandra Francesca Conte de | - |
dc.contributor.author | Amparo, Deise Matos do | - |
dc.contributor.author | Pereira, Adriana Matos Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-13T14:18:09Z | - |
dc.date.available | 2017-09-13T14:18:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-08 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues et al. Adolescência, violência e objetos culturais: uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar. Estilos da clinica, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 205-225, ago. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 13 set. 2017. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24509 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para registro de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Adolescence, violence and cultural objects : an intervention between the educational and therapeutic at the school space | pt_BR |
dc.title.alternative | Adolescencia, violencia y objetos culturales : uma intervención entre el educativo y el terapéutico en la escuela | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicoterapia do adolescente | pt_BR |
dc.rights.license | Estilos da Clínica - Este artigo está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 set. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents an experience's analysis of production in group in school environment of a short film that had the intention to offer narcissistic support devices and of expression to adolescents. It was developed as a research-intervention that used a field diary to record eight audiovisual workshops with fifteen high school students of a public school located in a region of social vulnerability and violence. It was concluded that these objects of culture became a symbolizing resource for violence and anguish. These objects of culture have an educational and therapeutic function when aimed at psychic constitution of the subject and its impasses. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En este artículo se presentan los resultados de análisis de una experiencia de investigación-acción, desarrollada con 15 adolescentes de la ense&nitlde;anza secundaria de una escuela pública ubicada en una región de vulnerabilidad social y violencia. Para la investigación, se creó conjuntamente un cortometraje con la intención de ofrecerles dispositivos de apoyo narcisista y de expresión. A cada día fueron hechos registros de las observaciones de campo en los ocho talleres de exhibición audiovisuales. Se llega a la conclusión que los objetos de la cultura se han transformado en recursos que van a simbolizar la violencia y la angustia. Estos objetos tienen una función educativa y terapéutica a medida que son destinados a la constitución psíquica del sujeto y sus impasses. | pt_BR |
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