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ARTIGO_BrincarRelacoesDesenvolvimento.pdf305,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorPereira, Maria Ângela Camilo Marques-
dc.contributor.authorAmparo, Deise Matos do-
dc.contributor.authorAlmeida, Sandra Francesca Conte de-
dc.date.accessioned2017-09-13T12:58:05Z-
dc.date.available2017-09-13T12:58:05Z-
dc.date.issued2006-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Ângela Camilo Marques; AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O brincar e suas relações com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd1=437&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 13 set. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24506-
dc.description.abstractA literatura psicológica sobre o brincar e o seu papel no desenvolvimento infantil é bastante vasta, o que enfatiza sua importância. Há indicações de que, para que se compreenda o brincar da criança, sobretudo na escola, deve-se levar em consideração tanto os períodos de desenvolvimento quanto as etapas transicionais em um determinado período. Este artigo focaliza aspectos teóricos do brincar e sua relação com o desenvolvimento infantil, considerando, de forma crítica e integrada, perspectivas de autores clássicos, tais como Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev. Conclui-se que a relação entre desenvolvimento, brincadeira e cultura não pode ser ignorada. O brincar, seja do ponto de vista social seja do individual, não é uma atividade secundária no desenvolvimento infantil, ao contrário, é ela que fornece os principais meios para as articulações entre desenvolvimento pessoal e sócio-histórico. Além disso, do ponto de vista do cotidiano escolar, emerge a necessidade de discussões sobre um tempo pedagógico, envolvendo o brincar, que esteja mais articulado com as possibilidades objetivas e subjetivas da criança no seu desenvolvimento, mesmo que a escola esteja principalmente voltada para a aquisição do conhecimento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO brincar e suas relações com o desenvolvimentopt_BR
dc.title.alternativePlaying and its relationship with developmentpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia Argumento - "DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS ... 4. Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria. 5. Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada. ...” Fonte: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd99=authors. Acesso em: 13 set. 2017.pt_BR
dc.description.abstract1The psychological literature on play and its importance on children´s development is quite broad, that emphasizes its importance. It seems that, in order to understand children´s playing, particularly concerning school, it should be taken into account both development stages and the transitional phases within these stages. This article focus theoretical aspects of playing and its relationship with infant development, considering the perspective of authors such as Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev in a critical and integrated manner. It concludes by stating that the relationship between development, playing and culture cannot be ignored. Playing, from both social and individual perspective, is not a secondary activity in children’s development. On the contrary, playing activities give the means to articulate personal and socio-historical development. Besides, from the point of view of school daily life, there is the emergence of the need to discuss about a pedagogical time that includes playing. This should go together with the objective and subjective possibilities of children and their development, even considering that schools are more concerned with knowledge acquisition.pt_BR
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