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dc.contributor.advisorBezerra Júnior, Belidson Dias-
dc.contributor.authorSantoni, Pablo Rodrigo-
dc.date.accessioned2017-09-12T15:29:11Z-
dc.date.available2017-09-12T15:29:11Z-
dc.date.issued2017-09-12-
dc.date.submitted2017-06-27-
dc.identifier.citationSANTONI, Pablo Rodrigo. Animês e mangás: a identidade dos adolescentes. 2017. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24480-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO processo identitário dos adolescentes consumidores de mídias nipônicas, conhecidas como animês e mangás, e o modo com o qual essas mídias atuam na vida de alunos de uma escola do Ensino Fundamental, anos finais da rede pública do Distrito Federal, são os temas que deram origem à pesquisa aqui apresentada. Neste trabalho, exploro como se dá tal influência, caso ela ocorra; e por que é importante para esses jovens o contato constante com essas mídias. O marco teórico está delimitado a autores da cultura visual, da educação da cultura visual, da educação estética, da identidade, histórias em quadrinhos, neotribos entre outros. A pesquisa de campo ocorre dentro de uma escola pública situada na Região Administrativa da Ceilândia de ensino integral. Quanto à metodologia, foram feitas entrevistas com grupos de alunos em um primeiro momento, depois foi socializado trabalhos feitos pelos alunos durante a entrevista. As perguntas da entrevista foram abertas norteadoras com base no formato de diálogo e pautadas em três tópicos:(1) questões de estudos; (2) proposições e unidades de análise, de modo a verificar se há influências por parte dos animês e mangás na vida desses/dessas jovens; e (3) como se dá tal influência e por que essas mídias são importantes para seus consumidores. Concluindo que esses elementos áudio visuais são constituintes da formação de identidades desses jovens e que tal influência se dá tanto por conta de familiares quanto de amigos no ambiente escolar, e isso aparece em seus diálogos, afirmações, produções escolares e lazer.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnimês e mangás : a identidade dos adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade - construçãopt_BR
dc.subject.keywordCultura visualpt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes - identidadept_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFernández Mendéz, Maria Del Rosário Tatiana-
dc.description.abstract1The identity process of adolescents who consume Japanese media, known as anime and manga, and the way these media influence the lives of students in the final years of elementary school belonging to a public school in the Federal District are the themes that determined the present research. In this work, it will be explored how this influence occurs, if it occurs, and what is the importance for these young people the constant contact with these media. The theoretical framework is limited to authors of visual culture, visual culture education, aesthetic education, among others. Field research occurs in a public school located in the administrative region of Ceilândia. In relation to the methodology used, interviews with groups of students were done, initially, and later individually. In regards to the methodology, interviews were made with student groups at a first stage, with later stages socializing papers made by themselves during the interviews. The questions for the interview script were open ended following a guideline with base on the speech and following 3 directives : (1) study questions; (2) propositions and units of analysis, in order to verify if there is influence of animes and manga in the life of these young people; (3) how this influence occurs and why such media are important to their consumers.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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