Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sant'Ana, Daniel Richard | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Mariana Emidio | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-12T15:20:10Z | - |
dc.date.available | 2017-09-12T15:20:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-12 | - |
dc.date.submitted | 2017-07-23 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Mariana Emidio. Uma análise para retrofit da envoltória tombada visando a eficiência energética do Aeroporto Santos Dumont - Rio de Janeiro. 2017. xiv,143 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24479 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil, órgãos de proteção do patrimônio histórico e artístico como o IPHAN são responsáveis pela identificação e proteção de edifícios considerados de grande valor arquitetônico, histórico e cultural. Atualmente, são tombados cerca de 45 mil imóveis, dentre eles representantes do movimento modernista brasileiro, adotado em importantes edifícios públicos nas décadas de 40 a 60. Características dessa linguagem, como a simplicidade e clareza formal aliada a experimentação de novos materiais, mostraram ao longo dos anos grande impacto sobre a conservação física, o comportamento energético e ambiental destas edificações. Tem sido desafiadora a realização adequações que atendam as dinâmicas da sociedade atual sem com isso descaracterizar a envoltória destas edificações. Esta pesquisa investiga possíveis medidas de atualização da envoltória tombada com foco na eficiência energética aplicados ao Terminal de Passageiros do Aeroporto do Santos Dumont, projetado pelos irmãos Roberto, inaugurado em 1945 e protegido pelo tombamento em 1998. Em primeiro lugar foi examinada a literatura para identificação de critérios para intervenção em bens tombados e de eficiência energética em envoltórias. Com base nestes princípios e na caracterização da edificação foi elaborada uma matriz para seleção materiais e configurados seis cenários, alternando tipos de isolamento de coberturas e de vidros. Estes foram então simulados no software Design Builder. Os vidros monolíticos incolores e isolamento da cobertura em lã de rocha, especificados no projeto de reforma aprovado, foram comparados com vidros solares incolores laminados e insulados, e com cobertura com isolamento em PIR. Os resultados mostram que os tipos de cobertura analisadas influenciam pouco no consumo energético da edificação. Com relação aos vidros, os solares insulados apresentaram os melhores resultados quando comparados aos demais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma análise para retrofit da envoltória tombada visando a eficiência energética do Aeroporto Santos Dumont - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Edifícios históricos - conservação e restauração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência energética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio histórico - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Brazil, federal public entities for protection of historical and artistic heritage such as IPHAN are responsible for the identification and preservation of buildings considered of great architectural, historical and cultural value. Currently, there are about 45,000 buildings listed as heritage, with some icons of the Brazilian Modernist movement among them. This style was adopted in most important public buildings between the 1940s and 1960s decades. Some project attributes of this architectural language, such as simplicity and formal clarity associated with the experimentation of new materials, showed, throughout the years, a great impact over the physical conservation and both the energetic and environmental behaviour of these facilities. It has been challenging to make the building suitable for the dynamics of the present society without adulterating its envelope. This research analyses possible measures to refurbish the preserved envelope with focus on the energetic efficiency at the Passenger Terminal of Santos Dumont Airport, which was designed by Roberto Brothers and started operating in 1945. It has been protected as a heritage since 1998. First, the literature was examined in order to identify the criteria of intervention in protected heritage and energetic efficiency applied to envelopes. Based on these principles and on the identity of the building, a matrix to select materials was developed. In addition, six scenarios were configured, alternating different types of roof isolation and glass. Later, these settings proceeded to simulation in Design Builder software. The materials specified in the approved renovation project – clear monolithic glass and roof with stone wool insulation – were compared to laminated insulated clear solar glass and to PIR insulated roof. Results show that the analysed types of roof influence little in the energy consumption of the building. Concerning the glass, the insulated solar ones presented the best results when compared to the others. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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