Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2445
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ManoelCDeCPires.pdf435,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Interação entre política monetária e fiscal no Brasil em modelos robustos a pequenas amostras
Autor(es): Pires, Manoel Carlos de Castro
Orientador(es): Andrade, Joaquim Pinto de
Assunto: Política monetária
Economia
Política tributária
Data de publicação: 3-Dez-2009
Referência: PIRES, Manoel Carlos de Castro. Interação entre política monetária e fiscal no Brasil em modelos robustos a pequenas amostras. 2008. 104 f. Tese ( Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O objetivo desta tese é estudar a interação entre as políticas monetária e fiscal no Brasil. Um aspecto importante a ser considerado é o fato de que quase metade da dívida pública brasileira é indexada à taxa de juros de curto prazo administrada pelo Banco Central do Brasil. Esse fato faz com que a política monetária seja constrangida porque o efeito riqueza não se manifesta em sua plenitude o que a torna parcialmente ineficaz no combate à inflação. Com efeito, a análise tem início testando o argumento de que a dívida indexada não transmite a política monetária de forma correta. Em seguida, propõe-se um modelo de curto prazo em que a dívida pública possui um papel relevante na transmissão da política monetária. A partir da estimação desse modelo, as políticas econômicas, propriamente ditas, e suas formas de interação são estudadas com o objetivo de avaliar qual tipo de coordenação gera o equilíbrio mais eficiente. Por último, o modelo proposto é analisado a partir de estimativas realizadas por bootstrap com objetivo de avaliar possíveis erros oriundos de amostras pequenas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Economia, 2008.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.