Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24421
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ElianeCristinaBritodeOliveira.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Edlene Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Eliane Cristina Brito de-
dc.date.accessioned2017-09-06T22:22:50Z-
dc.date.available2017-09-06T22:22:50Z-
dc.date.issued2017-09-06-
dc.date.submitted2017-04-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eliane Cristina Brito de. Do gangsta às minas: o rap do Distrito Federal e as masculinidades negras (1990 a 2015). 2017. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24421-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO RAP surge em bairros pobres da América como musicalidade significante da diáspora negra e no Distrito Federal assume o discurso de valorização das periferias. Nesse trabalho, a história de Brasília é apesentada pelo viés do RAP, desde a criação das cidades-satélites como espaços de exclusão até sua ressignificação dentro desse gênero musical. Nesse sentido, o RAP negro na cidade planejada serve para análise do projeto de exclusão racial na construção de Brasília e da resistência como projeto de identidade racial promovida pelo RAP-DF. Para tanto, historiciza-se o conceito de gangsta como identidade central do RAP-DF, bem como se analisam as representações das mulheres e das masculinidades negras nessa música. A pesquisa se baseou em fontes orais, canções e redes sociais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo gangsta às minas : o rap do Distrito Federal e as masculinidades negras (1990 a 2015)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRap (música)pt_BR
dc.subject.keywordMasculinidade - negros - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24421-
dc.description.abstract1The RAP appears in poor neighborhoods of America as a significant musicality of the black diaspora and in the Federal District it assumes the discourse of valorization of the peripheries. In this work, the history of Brasília is underlined by the RAP bias, from the creation of satellite cities as spaces of exclusion until their resignification within this musical genre. In this sense, the black RAP in the planned city is useful to the review of the project of racial exclusion in the construction of Brasilia and resistance as a racial identity project promoted by the RAP-DF. Therefore, the concept of gangsta is historicized as the central identity of RAP-DF, as well as the representations of women and black masculinities in this music. The research was based on oral sources, songs and social networks.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.