http://repositorio.unb.br/handle/10482/24410
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_EleusaCristinaCruz.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A construção do conhecimento em aulas de biologia por meio de leitura e produção de imagens |
Autor(es): | Cruz, Eleusa Cristina |
Orientador(es): | Ribeiro, Alice Melo |
Coorientador(es): | Ferraz, Marcos A. Silva |
Assunto: | Ensino de ciências Professor reflexivo Formação de educadores Professor - formação - ciência |
Data de publicação: | 6-Set-2017 |
Data de defesa: | 14-Jun-2017 |
Referência: | CRUZ, Eleusa Cristina. A construção do conhecimento em aulas de biologia por meio de leitura e produção de imagens. 2017. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho traz considerações sobre o uso de imagens em uma perspectiva reflexiva para o ensino de Ciências, refere-se a uma pesquisa qualitativa descritiva. Propusemos então o desenvolvimento de uma sequência didática construída pelos professores mestrando em um processo de auto-formação baseada na mudança de concepções sobre o poder de utilização de imagens, abandonando assim a ideia de que tal recurso seja um obstáculo que impede a formação do pensamento científico. Para tanto propomos a disciplina Formação de Professores e Tutores de Ciências e Biologia a Distância, desenvolvida por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, da Universidade de Brasília. O desenvolvimento da disciplina foi baseado na modalidade híbrida aliando encontros presenciais e a distância, numa perspectiva da sala de aula invertida, onde os cursistas recebem o material de estudo antecedendo as discussões tanto via Moodle quanto presencial. O uso de narrativas na construção do trabalho com os professores e não sobre os professores, se destaca como aporte para despertar a reflexão sobre as práticas docentes bem como a valorização das ações e não apenas dos conceitos nos processos de aprendizagens. As narrativas pactuam com esta promessa aliando-se na prática de formação do professor reflexivo dentro da profissão. Evidencia-se aqui a necessidade do professor analisar seu papel diante da prática docente, nesse sentido a formação proposta é baseada na reflexão sobre a prática. |
Abstract: | This work brings considerations about the usage of images on a reflexive perspective for teaching Science. It refers to a described qualitative research. It was proposed the development of a didactic sequence built by master teachers in a process of self-formation based on change of conceptions about the power of images usage, giving up the idea that such resource can be an obstacle that prevents the scientific thinking. For that it was proposed the discipline Education for Teachers and Tutors of Science and Biology, developed by masters from the Post-Graduation Program of Science Teaching, from Brasilia University. The development of the discipline was based on a hybrid genre, allying face to face and long distance meetings, on a perspective of inverted classroom, where the students obtain the material before the discussions, even via Moodle or face to face. The usage of narratives on building the work with the teachers and not about them, highlights as contribution to encourage the reflection about the teacher practice as well as the value of the actions and not only the concepts on the education process. The narratives agree on the promise allying on the experience of the formation of the reflective teacher inside the career. It is noticed the need of the professor to analyze his/her role related to the teaching practice. On this sense, the proposed instruction is based on a reflection about the practice. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Química (IQ) Instituto de Física (IF) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24344 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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