http://repositorio.unb.br/handle/10482/24388
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_GustavoAguiarMalafaiadeAraújo.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Construindo sentidos na formação musical : pesquisa-formação-ação com estudantes da primeira turma de Ensino Médio Integrado Do IFB-CSAM |
Autor(es): | Araújo, Gustavo Aguiar Malafaia de |
Orientador(es): | Abreu, Delmary Vasconcelos de |
Assunto: | Instituto Federal de Brasília Formação profissional Música - instrução e estudo |
Data de publicação: | 5-Set-2017 |
Data de defesa: | 25-Abr-2017 |
Referência: | ARAÚJO, Gustavo Aguiar Malafaia de. Construindo sentidos na formação musical: pesquisa-formação-ação com estudantes da primeira turma de Ensino Médio Integrado Do IFB-CSAM. 2017. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa é um convite para se pensar a formação com música com autores da educação musical, da Pesquisa (Auto)biográfica e com os estudantes da primeira turma de ensino médio integrado (EMI) do Instituto Federal de Brasília – Campus Samambaia (IFB-CSAM), buscando compreender os modos próprios de tecer a vida-músicas, com palavras e sons, atribuindo valores e sentidos-significados para a música, para o outro e para si mesmo. Partindo das problematizações de Bowman (2001, 2006, 2007, 2009, 2014) sobre a educação musical e tendo como base as noções de experiência e sentido, sistematizadas por Larossa (2011), e as relações entre o si mesmo, o outro e o tempo (RICOEUR, 2014), a pesquisa toma como centralidade as discussões sobre os sentidos das experiências musicais e suas contribuições para processos formativos de jovens estudantes do ensino médio do IFB-CSAM. Organizada em quatro capítulos, a dissertação objetiva apreender como são construídos os sentidos de si dos jovens da primeira turma de EMI do IFB-CSAM, mediante a ressignificação da música e de suas experiências com ela, reveladas em narrativas de formação musical. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa ancora-se no campo dos estudos (auto)biográficos, ao utilizar a pesquisa-formação-ação com 30 estudantes da primeira turma de ensino médio do IFB-CSAM, sendo que destes, quatro produziram documentação narrativa, adaptada dos princípios desenvolvidos por Daniel Suárez (2009). A dissertação busca contribuir com princípios para uma formação musical ética e artística, na medida em que destaca modos como foram apreendidas as experiências nas narrativas dos estudantes da primeira turma do IFB-CSAM, evidenciando nelas como a formação musical implica-se com práticas musicais, costumes, valores, usos, sentidos-significados e padrões musicais estabelecidos pelos próprios sujeitos quando narram sobre suas experiências e músicas. |
Abstract: | This research is an invitation to think about music training with authors of music education, Biographical Research and with the students of the first integrated high school class (EMI) of the Federal Institute of Brasília – Campus Samambaia (IFB-CSAM), intending to understand the proper ways of weaving life-music with words and sounds, attributing values and sense-meanings to music, to the other and to oneself. Based on Bowman's (2001, 2006, 2007, 2009, 2014) problematizations on musical education and based on notions of experience and meaning systematized by Larossa (2011), and the relations between the self, the other and the time (RICOEUR, 2014), the research focuses as its centrality the discussions about the meanings of musical experiences and their contributions to the training processes of young high school students of the IFB-CSAM. The dissertation was organized in four chapters and aims to understand how are constructed the senses of the young of the first group of EMI of the IFB-CSAM through the resignification of the music and its experiences with it, revealed in narratives of musical formation. The methodological basis of the research is anchored in the field of (self) biographical studies, using research-training-action with 30 students from the first high school class of the IFB-CSAM and four of them produced narrative documentation adapted from the principles developed by Daniel Suárez (2009). The dissertation aims to contribute with principles for an ethical and artistic musical formation insofar as it highlights the ways the experiences in the narratives of the students of the first group of the IFB-CSAM were capture. Those narratives shows up how the musical formation implies musical practices, customs, values, uses, senses-meanings and musical patterns established by the subjects themselves when they narrate about their experiences and songs. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24388 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.