Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cunha, Murilo Bastos da | - |
dc.contributor.author | Boeres, Sonia Araújo de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T21:30:29Z | - |
dc.date.available | 2017-08-30T21:30:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2017-05-19 | - |
dc.identifier.citation | BOERES, Sonia Araújo de Assis. Competências necessárias para equipes de profissionais de preservação digital. 2017. xvi, 293 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24354 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A preservação digital prevê salvaguardar e disponibilizar informações digitais ao longo do tempo, para isto são necessários profissionais que tenham competências pessoais e técnicas, além de deverem estar atualizados sobre o tema preservação digital. A pesquisa pretendeu identificar as competências necessárias para profissionais e equipes que trabalham com preservação digital em unidades de informação. Objetivou analisar os documentos sobre as competências profissionais e motivações que levam à ela, sob a ótica da Psicologia organizacional e da Ciência da Informação. Pretendeu-se ainda identificar um conjunto básico de competências necessárias para a habilitação em preservação digital. O universo estudado foram os autores de artigos sobre preservação digital, onde 39 residentes no Brasil e 21, no exterior, responderam um questionário e analisaram 88 variáveis. Assim coletou-se suas opiniões sobre as competências ligadas à preservação digital, quanto à tempo de trabalho como profissional de Preservação Digital, atualização profissional, conhecimentos sobre preservação e curadoria digitais, competências da gerência, do gerente do projeto e do profissional da informação, quanto à Ciência da Informação, habilidades para atender ao usuário do sistema, quanto às tecnologias de informação (para a preservação digital) e competências pessoais. A análise dos dados revelou que dentre as competências apontadas pelos especialistas brasileiros estão o saber gerir dados digitais a longo prazo; entender sobre autenticidade, confiabilidade e integridade dos registros; conhecer atualidades e tendências sobre Preservação Digital; compreender sobre políticas de Preservação Digital; agir com ética e transparência; e saber resolver problemas. Entre o universo internacional, entre outros, foram apontados: o ser inovador; ter conhecimento sobre gestão de dados digitais a longo prazo; ter visão holística da unidade de informação; ser cooperador com colegas e equipe e fazer gestão por resultados. A pesquisa mostrou que a PD no Brasil ainda está numa fase de amadurecimento, e no exterior já mais consolidada. Espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir para a formação e atualização de profissionais da informação. Também almeja-se suscitar discussões sobre o a gestão de informações digitais no amplo contexto da Ciência da informação, que envolve o preparo dos profissionais de unidades de informação para resguardar o conteúdo digital e manter tal informação exequível e acessível ao longo do tempo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Competências necessárias para equipes de profissionais de preservação digital | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preservação digital - critérios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissional da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Digital preservation provides the safeguarding and provision of digital information over time, for which professionals are required to have personal and technical skills, and must be updated about digital preservation. The research aimed to identify the skills required for individuals and teams of professionals working with digital preservation in information units. It aimed to analyze the documents about the professional competences and individual motivations that lead to it, from the perspective of the Organizational Psychology and Information Science. It intended to identify a basic set of competencies necessary for qualification in digital preservation. The studied universe was the authors of articles on digital preservation, where 39 residents in Brazil and 21, abroad, answered a questionnaire and analyzed 88 variables. Their opinions on the competences related to digital preservation were collected, in terms of working time as a Digital Preservation professional, professional updating, digital preservation and curatorial knowledge; management, project manager and information professional skills, competencies to help the system users, information technologies (for digital preservation) and personal skills. Data analysis revealed that among the competencies pointed out by the Brazilian specialists are the ability to manage digital data in the long term; to understand authenticity, reliability, and integrity of records; to know current trends on Digital Preservation; understanding about Digital Preservation policies; to perform with ethics and transparency; and solving problems. For the international universe, among others, some pointed out skills were to have knowledge on long-term digital data management; to have a holistic view of the information unit and to be cooperative with colleagues and with the staff. The research showed that the DP in Brazil is still in a phase of maturation, and abroad it’s more consolidated. It is desired that the results of the research can contribute to the training and updating of information professionals. It is also expected the dissertation can raise discussions on the management of digital information in the broad context of Information Science, which involves preparing professionals of information units to safeguard digital content and keep such information feasible and accessible over time. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|