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2017_SuellenMayaraMagalhães.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAndrade, Mariana Rosa Mastrella de-
dc.contributor.authorMagalhães, Suellen Mayara-
dc.date.accessioned2017-08-24T19:29:08Z-
dc.date.available2017-08-24T19:29:08Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.date.submitted2017-03-31-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Suellen Mayara. A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol: reflexões sobre identidade e letramento. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24273-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui descrita objetivou discutir o desenvolvimento da Tertúlia Literária Dialógica (TLD) em aulas de espanhol como língua adicional. Para tanto, durante um curso FIC (Formação Inicial e Continuada) do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi proposto aos alunos que fizéssemos a leitura e discussão de um livro literário, a ser escolhido por todos os participantes. Os alunos aceitaram a proposta e assim foram feitas as tertúlias no ano de 2015. A TLD é uma atividade cultural e pedagógica em que pessoas se reúnem em sessão semanal para dialogar sobre um livro escolhido previamente de forma conjunta. Todos os participantes leem, refletem e conversam com outras pessoas sobre o que foi lido para selecionar um trecho e trazê-lo à discussão na tertúlia. O diálogo então se constrói a partir das contribuições de todos. (FLECHA, 1997). As tertúlias foram gravadas em áudio e são discutidas aqui a fim de refletir sobre como foi a experiência. Antes, contudo, para embasar o uso da TLD no ensino de línguas adicionais, faço uma reflexão sobre os construtos Identidade e Letramento. Acredito que o uso da tertúlia em sala de aula possa proporcionar a reflexão sobre questões identitárias diversas e através dessa reflexão contribuir para o letramento crítico de seus participantes, conforme pode ser percebido através da análise. A partir da discussão dos dados, pude verificar como a TLD promove reflexões sobre questões identitárias que possibilitam o letramento crítico em sala de aula e como o aluno entende e recebe a prática da TLD em sala de aula.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLeitura - literaturapt_BR
dc.subject.keywordLeitura - aquisição de linguagempt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research described here aimed to discuss the development of the Dialogical Literary Tertúlia (TLD) in a Spanish class as an additional language. For this purpose, during an IFC course (Initial and Continued Formation) the students were invited to read and discuss a literary book, to be chosen by all the participants. The students accepted the proposal and so the gatherings were made in the year 2015. The TLD is a cultural and pedagogical activity in which people meet in weekly session to discuss a previously chosen book. All participants read, reflect, and talk with others about what was read to select a passage and bring it into discussion at the meeting. Dialogue is built on the contributions of all. (FLECHA, 1997). The discussions were recorded in audio and are discussed here to reflect on the experience. Before, however, to support the use of the TLD in the teaching of additional languages, I reflect on the Identity and Literacy constructs. I believe that the use of classroom discussion can provide reflection on diverse identity issues and through this reflection contribute to the critical literacy of its participants. From the discussion of the data, I see how TLD promotes reflections on identity issues that enable critical literacy in the classroom and how the student understands and receives a TLD classroom practice.pt_BR
dc.description.abstract2La investigación descrita aquí tuvo como objetivo discutir el desarrollo de la Tertulia Literaria Dialógica (TLD) en una clase de español como lengua adicional. Para ello, se propuso a los alumnos de un curso FIC (formación inicial y continua) de IFB, la lectura y discusión de un libro literario, que fue elegido por todos los participantes. Los estudiantes aceptaron la propuesta y así las reuniones se hicieron en 2015. La TLD es una actividad cultural y educativa en la que la gente se reúne en sesión semanal para hablar de un libro previamente elegido de forma conjunta. Todos los participantes leen, reflexionan y hablan con otros acerca de lo que han leído para seleccionar una pieza y llevarla al debate en la tertulia. El diálogo se construye a partir de las aportaciones de todos. (FLECHA, 1997). Las tertulias fueron grabadas en audio y son discutidas aquí con el fin de reflexionar sobre cómo fue la experiencia. Antes de las reflexiones, sin embargo, para apoyar el uso del TLD en la enseñanza de idiomas adicionales, hago una reflexión sobre Identidad y literacidad. Creo que el uso de la tertulia en el aula puede proporcionar una reflexión sobre diversos temas de identidad y por medio de esta reflexión puede contribuir con la literacidad crítica de los participantes, como se pudo percibir tras el análisis. Partiendo de la discusión de los datos pude percibir que la TLD promueve reflexiones sobre cuestiones identitarias que posibilitan la literacidad crítica en el aula, y como el alumno comprende y recibe la TLD.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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