Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24266
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_ElaineCunhaMoraisdoRêgo.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Eliane Mendes-
dc.contributor.authorRego, Elaine Cunha Morais do-
dc.date.accessioned2017-08-24T17:47:51Z-
dc.date.available2017-08-24T17:47:51Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.date.submitted2017-04-10-
dc.identifier.citationREGO, Elaine Cunha Morais do. Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais: proposta de estágio supervisionado na Educação Básica. 2017. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24266-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar a disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais 4 (ESECN 4) com relação à prática dos licenciandos em projetos interdisciplinares na Educação Básica. Entende-se que a formação de professores em cursos de licenciatura é uma ação política e científica, que envolve tanto a instituição de Educação Superior como a escola de Educação Básica. Esses dois espaços são loci de constituição de uma identidade profissional que se faz fundamental nos processos do trabalho docente. Para que tal constituição ocorra, o licenciando-estagiário deve ser preparado com pressupostos teórico-metodológicos que o proporcionem maior desempenho durante o estágio supervisionado na Educação Básica. O pressuposto sugerido neste trabalho é a interdisciplinaridade, que propicia o diálogo e o trabalho conjunto entre docentes, além de oferecer ao estudante uma visão de mundo mais complexa.Durante a disciplina, verificou-se se o licenciando-estagiário efetivou a interdisciplinaridade durante o estágio supervisionado na Educação Básica, compreendendo-a melhor. Esta pesquisa usou delineamento metodológico qualitativo e teve como metodologia o estudo de caso, pois foi direcionada à investigação de como a proposta de abordagem interdisciplinar se efetivou na disciplina de ESECN 4 na Educação Básica. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais (LCN) da Faculdade UnB Planaltina, na disciplina de ESECN 4, nos turnos diurno e noturno. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário, a observação sistemática (caderno de campo e gravação) e a análise de relatórios. Os dados foram analisados segundo os critérios pré-estabelecidos pela pesquisadora, de acordo com a concepção de interdisciplinaridade construída a partir da literatura, tendo como fundamento teórico os trabalhos de expoentes pesquisadores, tais como Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Os resultados obtidos subsidiaram a elaboração de um texto de apoio sobre interdisciplinaridade para professores orientadores de disciplinas de Estágio Supervisionado, para licenciandos e para professores da Educação Básica na área de Ensino de Ciências.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação - ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24266-
dc.contributor.advisorcoFalcone, Vivian Aparecida da Silva-
dc.description.abstract1This study aims to analyze the discipline of Supervised Internship in Natural Science Education 4 (SINSE 4) with respect to undergraduates’ practice in interdisciplinary projects in basic education. Training of teachers in undergraduate courses is understood to be a political and scientific action that involves both the higher education institution and the basic education school. These two spaces are loci for building a professional identity which is fundamental to the teaching processes. In order to build that identity, the undergraduate-trainees should be prepared with theoretical and methodological assumptions that allow for a higher performance during the supervised internship in basic education. The suggested assumption in this work is interdisciplinarity, which fosters dialogue and teamwork between teachers, as well as provides the student with a more complex world view. In the course of the discipline, we verified if the undergraduate-trainees were able to implement interdisciplinarity and understand it better. This research utilizes a qualitative methodological design and a methodology of case study, since it focuses on investigating how the proposal of an interdisciplinary approach was implemented in the discipline of Supervised Internship in Natural Science Education (SINSE 4) in basic education. The research subjects are Natural Sciences Degree students from the University of Brasília, in the discipline of SINSE 4, on day and night periods. The instruments of data collection used are systematic observation (field notebook and class recording), survey and report analysis. Data was analyzed according to pre-established criteria defined by the researcher, from a concept of interdisciplinarity based on the literature, using the work of researchers such as Hilton Japiassu and Ivani Fazenda as theoretical background. The results obtained have subsidized the making of a support text on interdisciplinarity for teachers of Supervised Internship disciplines, undergraduates and basic education teachers.pt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/24266/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.