Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/24215
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GuilhermeSolinoEvelinOliveira.pdf200,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: What was the bank ownership lending behavior after the financial crisis? : new evidence from an emerging market
Autor(es): Oliveira, Guilherme Solino Evelin
Orientador(es): Cajueiro, Daniel Oliveira
Assunto: Mercado de crédito
Crise financeira - Brasil - 2006-2011
Bancos - finanças - Brasil
Bancos comerciais
Data de publicação: 22-Ago-2017
Referência: OLIVEIRA, Guilherme Solino Evelin. What was the bank ownership lending behavior after the financial crisis?: new evidence from an emerging market. 2017. 42 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Analisamos o comportamento de crédito dos bancos comerciais para o mercado de crédito por localidades no Brasil para o período de 2005 a 2013. Utilizamos uma base de dados de alta frequência do Banco Central do Brasil dos principais itens de balanço de bancos comerciais e bancos múltiplos com carteira comercial, com informações a nível municipal. Mostramos evidências de má alocação de crédito pelos bancos públicos após a crise financeira de 2008- 2009 para o segmento de mercado de crédito livre. Isso ocorreu devido a uma grande expansão do crédito, deterioração da qualidade dos empréstimos e por evidência de que os empréstimos bancários foram politicamente direcionados. Utilizamos um painel de efeitos fixos e painel quantílico de efeito-fixos com termo não aditivo para um universo de 2.601 localidades.
Abstract: We analyze the lending behavior of the commercial banks in the credit market at the local level by localities in Brazil for the period from 2005 to 2013. We use a high-frequency database from Brazil Central Bank of the main items of balance sheets of commercial banks and multiple banks with commercial portfolio. We used fixed-effects panel and non-additive fixed-effect quantile panel for a universe of 2,601 localities. We find evidence of poor credit allocation by state-owned banks after the 2008-2009 financial crisis for the non-earmarked credit market segment. The larger credit expansion, the deteriorating loan quality and the political targeted bank lending seem to be main determinants of such poor allocation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24215
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.