Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24204
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AndréFelipedeAraujoArraes.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorArraes, André Felipe de Araujo-
dc.date.accessioned2017-08-21T21:18:08Z-
dc.date.available2017-08-21T21:18:08Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.date.submitted2016-11-29-
dc.identifier.citationARRAES, André Felipe de Araujo. A música na escola: possibilidades e desafios para uma vivência musical crítica e consciente: reflexões a partir de aulas de música com alunos do ensino fundamental – anos finais. 2016. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24204-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNa sociedade, a música está relacionada a uma grande variedade de funções e significados. Eles têm uma dimensão pessoal e social muito representativa, que pode ser observada nos modos de ser e de pensar de indivíduos e determinados grupos sociais: família, escola, igreja, amigos, mídia. Essa abordagem considera a música como uma prática social, isto é, uma manifestação cultural, artística e humana impregnada pelas realidades sociais. Nessa perspectiva, a presente dissertação tem como objetivo geral refletir sobre as possibilidades e os desafios de aulas de música desenvolvidas para conscientizar os alunos do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 05 do Paranoá sobre as suas vivências musicais, não as negando, mas expandindo seu referencial de repertório. O estudo situa-se na área da Educação Musical Escolar e se constitui de uma reflexão sobre a prática docente na escola CEF- 05 do Paranoá, onde aulas de música foram ministradas por intermédio de um projeto específico. Esse adota a perspectiva da conscientização (FREIRE, 1979), com o intuito de promover a reflexão acerca do fazer musical e das influências da música no cotidiano da sociedade, para promover uma ação cidadã. O projeto se fundamenta nos conceitos de conscientização e empoderamento de Freire (1979) e em literatura da Educação Musical (ABRAHAMS, 2005). A metodologia consiste em uma reflexão sobre a ação (BZERZINSKI; GARRIDO 2008), cujo projeto pedagógico é desenvolvido na turma do 8º ano A, a partir da vivência de 18 alunos entre 13 e 16 anos. Os resultados revelam que os alunos ampliaram a sua compreensão musical e manifestaram uma dimensão reflexiva sobre a música, bem como, atividade de composição. Os dados demonstram que o cotidiano impregnado de música pode se caracterizar numa valiosa ferramenta reflexiva para os alunos nas aulas de música.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA música na escola : possibilidades e desafios para uma vivência musical crítica e consciente : reflexões a partir de aulas de música com alunos do ensino fundamental – anos finaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordManifestação artísticapt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudo - infanto-juvenilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.24204-
dc.description.abstract1In our society, music is related to a wide range of functions and meanings, which have a very significant personal and social dimension. This can be noticed in the ways individuals and certain social groups - such as family, school, religion, friends and media - are and think. This approach considers music as a social practice, that is, a cultural, artistic and human manifestation imbued with social realities. In this perspective, this dissertation aims to reflect on the challenges and possibilities of music lessons developed to raise students’ awareness of heir musical experiences, not denying, but expanding their repertoire. This is a study in the field of School Music Education carried out as reflective action on teacher’s practice with 18 students aged between 13 and 16 years old from the 8th grade, group A, from the Centro de Ensino Fundamental 05, at Paranoá, Brasília, Brazil. This Project adopts Freire’s (1979) concepts of conscientization and empowerment, as well as literature from the field of Music Education(ABRAHAMS, 2005). It intends to promote a reflection on musical practices and on the influence of music in the daily routine of the society to promote citizenship. The methodology consists of a reflection on teacher’s practice (BZERZINSKI; GARRIDO 2008), developed with the above mentioned student group. The results reveal that those students expanded their musical understanding and developed their reflection on music and on music making, including composition experience. The data show that the daily contact with music can be a powerful tool to instigate students’ reflection in music classes.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.