Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24175
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunaPortelladeNovaes.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuarte, Evandro Charles Piza-
dc.contributor.authorNovaes, Bruna Portella de-
dc.date.accessioned2017-08-18T16:22:57Z-
dc.date.available2017-08-18T16:22:57Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.date.submitted2017-03-31-
dc.identifier.citationNOVAES, Bruna Portella de. Embranquecer a cidade negra: gestão do trabalho de rua em Salvador no início do século XX. 2017. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24175-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Pós-Graduação em Direito, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho parte do questionamento sobre as formas de gestão construídas pelo poder público municipal em relação ao trabalho de rua, na cidade de Salvador do início do século XX. Adota-se conceito de trabalho de rua como aquele realizado no espaço público, de forma prioritariamente autônoma, centrado no comércio e no carregamento de volumes, fortemente conectado à escravidão urbana, tendo como protagonistas a população negra e pobre. Utiliza-se, enquanto ferramentas de análise, o referencial teórico da gestão dos ilegalismos e os estudos sobre governamentalidade de Foucault, além da noção de branqueamento, como forma de aproximar-se da realidade periférica do Brasil e da Bahia. A pesquisa se propõe qualitativa e documental, tomando como fontes documentos públicos enunciados pelo poder municipal, tanto de caráter jurídico (legislação) quanto de circulação interna à administração (relatórios e pareceres).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEmbranquecer a cidade negra : gestão do trabalho de rua em Salvador no início do século XXpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTrabalho informalpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordEspaços urbanospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24175-
dc.description.abstract1This work develops itself from the questioning about the forms of management constructed by the municipal public power towards street work, in the city of Salvador, in the early twentieth century. It adopts the concept of street work as a work that is carried out in the public space, in a primarily autonomous way, centered on street vendors and transport of goods, strongly connected to urban slavery, with the black and poor population as protagonists. Theoretical reference from Michael Foucault’s management of illegalisms and governmentality are used as analysis tools, as well as the notion of “whitening”, which is especially relevant to approach the peripheral reality of Brazil and Bahia. As a qualitative and documentary research, it takes its sources from public documents, enunciated by the municipal power, both of legal nature (legislation) and of internal circulation to the public administration (reports and technical advices).pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.