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Título: Valorização do servidor e melhoria na qualidade do serviço público como fatores de motivação e satisfação
Autor(es): Arnaud, Paulo Wildes
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Servidores públicos federais
Trabalho - aspectos sociológicos
Motivação no trabalho
Satisfação no trabalho
Data de publicação: 11-Ago-2017
Referência: ARNAUD, Paulo Wildes. Valorização do servidor e melhoria na qualidade do serviço público como fatores de motivação e satisfação. 2017. 75 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo aborda temas no serviço público relacionados à Presidência da República: a motivação e a satisfação para o trabalho e o comprometimento organizacional. O objetivo desta pesquisa foi analisar de que forma se configura a motivação e a satisfação para o trabalho e o comprometimento desses servidores que saíram de seus órgãos de origem para ingressarem na PR. Também tem como objetivo mostrar o valor dos fatores de motivação e satisfação no ambiente de trabalho, revelando as condições básicas oferecidas para um bom desempenho das atividades, as técnicas elaboradas para tornar o local de trabalho um lugar agradável e de boa convivência. Como esses servidores chegaram à PR? Através do envio de currículo; por indicação de pessoas conhecidas que já trabalham nesta instituição ou apadrinhamentos. Quais contribuições que essas funções promovem nos servidores para que os tornem motivados e tragam melhorias na qualidade do serviço, no desempenho e na satisfação desses servidores? Com esta finalidade foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa usando a escala Likert. Na pesquisa quantitativa aplicou-se um questionário objetivo com 25 questões com 30 servidores. Foram entrevistados quatro diretores/coordenadores e aplicado um questionário com cinco perguntas subjetivas. A metodologia utilizada foi uma abordagem sistêmica, onde foram analisados conceitos, modelos, obstáculos, desafios e perspectivas de motivação e satisfação no trabalho. Os resultados foram analisados, avaliados e comparados com as referências bibliográficas. Foram apresentados também, nos resultados da pesquisa realizada, as dificuldades e recompensas; a viabilidade ou não da PR ter seu quadro próprio de servidores via concurso público. Vale ressaltar a importância de gerar motivação nos servidores com vistas a aumentar a satisfação, centrado na valorização do trabalho e na vida desses servidores. No entanto, observaram-se índices motivacionais mais elevados nos servidores com mais tempo de serviço na PR e maior satisfação nos que tem menos tempo de serviço. Os resultados da pesquisa revelaram que não existe diferença significativa entre os índices higiênicos: motivacionais e satisfação, quanto ao sexo do servidor e à sua atuação. Finalmente os resultados mostraram que o grau de motivação e satisfação foi maior nos servidores com função de DAS.
Abstract: The present study addresses public service issues related to the Presidency of the Republic: motivation and satisfaction for work and organizational commitment. The objective of this research was to analyze how the motivation and the satisfaction for the work and the commitment of these employees that left their organs of origin to enter the PR are configured. It also aims to show the value of motivation and satisfaction factors in the work environment, revealing the basic conditions offered for a good performance of the activities, the techniques designed to make the workplace a pleasant place and good living together. How did these servers get to PR? By sending resume. By sending resume; by indication of known persons who already work in this institution or appraisals. What contributions do these roles promote on servers to make them motivated and bring improvements in the quality of service, performance, and satisfaction of these servers? For this purpose a descriptive, quantitative and qualitative research was carried out using the Likert scale. In the quantitative research, an objective questionnaire with 25 questions with 30 servers was applied. Four directors / coordinators were interviewed and a questionnaire with five subjective questions was applied. The methodology used was a systemic approach, where concepts, models, obstacles, challenges and perspectives of motivation and job satisfaction were analyzed. The results were analyzed, evaluated and compared with the bibliographical references. The difficulties and rewards were also presented in the research results; the viability or not of PR to have its own set of servers via public tender. It is worth emphasizing the importance of generating motivation in the servers in order to increase the satisfaction, centered on the valorization of the work and the life of these servers. However, higher motivational indices were observed in the servers with more time of service in PR and greater satisfaction in those with less time of service. The results of the research revealed that there is no significant difference between the hygienic indexes: motivational and safisfação, as to the sex of the server and its performance. Finally the results showed that the degree of motivation and satisfaction was higher in servers with DAS function.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 1.2 e 2.5
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