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Título: Aspectos que influenciam a efetividade das políticas e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação na área de tecnologia de uma instituição financeira
Autor(es): Siqueira Júnior, Fernando Antônio Braga de
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Treinamento
Educação
Desenvolvimento
Pessoal - treinamento
Administração de empresas
Instituições financeiras
Inovações tecnológicas
Data de publicação: 29-Mai-2007
Referência: SIQUEIRA JÚNIOR, Fernando Antônio Braga de. Aspectos que influenciam a efetividade das políticas e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação na área de tecnologia de uma instituição financeira. 2007. 242 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar os aspectos que influenciam a efetividade das políticas e práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) na área de tecnologia de uma instituição financeira brasileira e a percepção dos profissionais da área quanto ao grau de importância desses aspectos. A justificativa da pesquisa está na importância que o meio científico vem dando a TD&E nas organizações e no papel-chave exercido por TD&E na área de tecnologia das instituições financeiras, em função do alto grau de dependência da informática para a condução de seus negócios. O referencial teórico se baseou nas literaturas nacional e estrangeira relacionadas a TD&E, desde os modelos pioneiros de avaliação de treinamento surgidos na década de 1970 até resultados de pesquisas recentes sobre o tema. A coleta de dados foi conduzida utilizando-se técnica mista: qualitativa e quantitativa. Os dados qualitativos foram obtidos por meio de análise documental, com o objetivo de descrever o processo de TD&E da área investigada, e de entrevistas com cinco gerentes e cinco analistas de informática, realizadas com base em roteiro de entrevista, composto de nove perguntas elaboradas a partir da literatura revisada. A etapa de coleta de dados quantitativos foi realizada com a aplicação de questionário de pesquisa em meio eletrônico, construído para este estudo e embasado na literatura revisada, nos resultados da análise documental e nas respostas das entrevistas. O questionário, composto de 60 assertivas respondidas a partir da escala de 0 a 4 (nenhuma importância a muita importância da assertiva para a efetividade das políticas e práticas de TD&E), foi disponibilizado aos 1.948 funcionários da área pesquisada. O retorno obtido foi de 32,3% (629 respondentes). Para análise dos dados qualitativos, foi empregado o método de categorização de dados e documentos examinados durante a análise documental, enquanto que na fase de entrevistas, as respostas obtidas foram gravadas, transcritas e categorizadas. Para análise dos dados quantitativos, foi utilizado o software SPSS, por intermédio do qual se realizaram: (1) análises exploratórias; (2) análise dos componentes principais; (3) análise de medidas de tendência central e de dispersão; e (4) análises Teste t e ANOVA de diferenças entre médias. Os resultados mais importantes foram: (1) a pesquisa qualitativa realizada previamente à quantitativa permitiu identificar aspectos não descritos na literatura revisada; (2) foi construído e validado um questionário específico para esta pesquisa, o qual poderá ser aplicado em outros contextos; (3) a análise dos componentes principais apontou seis componentes que podem representar os aspectos investigados, quais sejam: Planejamento, Implementação e Avaliação de TD&E, Atendimento de Necessidades Individuais, Políticas e Práticas de TD&E, Indicação para Treinamento Considerar Lacunas de Conhecimento, Suporte e Contexto Organizacional e Formação Prévia do Treinando; (4) Planejamento, Implementação e Avaliação de TD&E é o componente com mais alto grau de importância para a efetividade das políticas e práticas de TD&E; (5) a transparência na priorização de necessidades de TD&E e a formação de novos analistas de tecnologia bancária são os aspectos mais importantes, na percepção dos pesquisados; (6) Formação Prévia do Treinando recebeu um grau de importância inferior em relação aos demais componentes, e funcionários com menos tempo de empresa vêem esse componente como mais importante do que os mais antigos; (7) funcionários com menos tempo de empresa também consideram mais importante o Atendimento de Necessidades Individuais do que os mais antigos. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this research is to investigate the aspects that influence politics and practices of Training, Development and Education (TD&E) effectiveness in the Technology Department of a Brazilian Financial Institution and perceptions of its employees about the importance degree of those aspects. The justification of the research is based on the importance that scientific environment has been devoted to TD&E in organizations and on the main role exerted by TD&E at technology departments of financial institutions, due to the high dependence degree of electronic data processing to support their businesses. The theoretical referential is based on national and foreign literatures related to TD&E, since the pioneering models of training evaluation, emerged in the decade of 1970, through the results of recent research on this subject. Mixed techniques (qualitative and quantitative) were used to carry out data collections. Qualitative data were obtained by means of documentary analysis, in order to describe the TD&E process in the researched area, and by interviewing five managers and five system analysts. A pre-elaborated interview script comprised of nine questions based on literature has directed the interviews. The quantitative data were collected by applying a virtual questionnaire, which was elaborated for this study and based on literature, results of documentary analysis, and interviews. The questionnaire is comprised of 60 items to be responded by observing a 0 to 4 scale, where 0 (zero) means not important and 1 thru 4 means least thru most important to politics and practices of TD&E effectiveness. The questionnaire was send to the 1.948 employees of the investigated area and the return rate was 32,3% (629 participants). The methods of categorizing documents and data were used for the qualitative data analysis. During the interviews stage, the answers were recorded, transcribed and categorized. In order to analyze the quantitative data, the software SPSS were used to support the following proceedings: (1) exploratory analysis; (2) principal components analysis; (3) central tendency and dispersion measures analysis; and (4) Test t and ANOVA of differences among means. The most important results has been: (1) researching qualitative data before researching quantitative data has allowed the identification of aspects which were not described in literature; (2) a questionnaire specific for this research was elaborated and validated, which might be used in other contexts; (3) principal components analysis pointed out six components that can represent the investigated aspects, which are: TD&E Planning, Implementation and Evaluation, Individual Needs Fulfillments, Politics and Practices of TD&E, Indications for Training Based on Knowledge Gaps, Organizational Support and Context and Trainees Previous Graduation; (4) TD&E Planning, Implementation and Evaluation is the component with higher importance degree to politics and practices of TD&E effectiveness; (5) transparency in TD&E needs prioritization process and the preparation of new banking technology analysts are the most important aspects, according to the investigated employees perceptions; (6) Trainees Previous Graduation has received a quite inferior importance degree if comparing to other components, and employees who started working at the company more recently view this component as more important than the ones who are there longer do; (7) employees who started working at the company more recently regard Individual Needs Fulfillments as more important than the ones who are there longer do.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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