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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Ronni Geraldo Gomes de-
dc.contributor.authorMeira, Samara Leite Brito-
dc.date.accessioned2017-07-26T17:47:25Z-
dc.date.available2017-07-26T17:47:25Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.date.submitted2016-08-12-
dc.identifier.citationMEIRA, Samara Leite Brito. Redes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticos. 2016. iv, 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23892-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma proposta didática para o ensino dos fenômenos ópticos por meio de uma rede social (Instagram). A proposta foi desenhada tendo como base a teoria do conectivismo [Siemens 2004] associada aos temas geradores de Paulo Freire, utilizando metodologias ativas de ensino e a teoria TPACK [Koehler 2006], em consonância ao modelo SMAR [Puentedura 2003] de adoção de tecnologias na sala de aula. O produto educacional é um site que servirá de modelo para educadores que desejem adotar novas estratégias didáticas permeadas pelo uso da tecnologia. O estudo mostra o impacto positivo do uso das ferramentas tecnológicas associadas aos métodos centrados no estudante por meio de uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRedes sociais como ferramenta de ensino dos fenômenos ópticospt_BR
dc.title.alternativeSocial media as a teaching tool of optical phenomenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordRedes de relações sociaispt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais - análisept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23892-
dc.description.abstract1This work presents a didactic proposal for teaching optical phenomena through a social network (Instagram). The proposal was designed having based the theory of connectivism [Siemens 2004] associated with generating themes of Paulo Freire, using active teaching methodologies and TPACK theory [Koehler 2006] in line to SMAR model [Puentedura 2003] adoption of technologies in classroom. The educational product is a website that will serve as a model for educators who wish to adopt new teaching strategies permeated by use of technology. The study shows the positive impact of the use of technological tools associated with methods focused on the student through a qualitative and quantitative analysis of the results.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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