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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Eurydice de Barros-
dc.contributor.authorFonseca, Fábio-
dc.date.accessioned2017-06-21T22:25:16Z-
dc.date.available2017-06-21T22:25:16Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.date.submitted2017-03-30-
dc.identifier.citationFONSECA, Fábio. Entre o Oriente e o Ocidente: a construção da imagem de São Jorge. 2017. 230 f. il., Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23712-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto a representação de São Jorge e o dragão no âmbito da história da arte, a partir da comparação de um conjunto de imagens. São vinte e uma imagens do santo combatendo o dragão, distribuídas entre os séculos XIV e XXI. As obras têm funções diversas, foram produzidas em diferentes materiais, por meio de técnicas distintas. Há imagens ritualísticas, artísticas e de reprodução, portanto a pesquisa trabalha dentro de um campo expandido em relação ao entendimento de objeto de arte. Cada imagem está conectada com um universo de textos e imagens, por questões que envolvem sua produção, seu uso e sua transmissão, estabelecendo uma espécie de rede onde diferentes formas e sentidos se sobrepõem. A pesquisa se desenvolve sobre a comparação entre as imagens, procurando estabelecer conexões e compreender as sobreposições da forma e do sentido assumidos pelo santo. As características locais e temporais provocaram transformações em cada imagem de São Jorge, tanto nas imagens mentais, guardadas na memória, como nas imagens materiais. A investigação levou à reflexão sobre os mecanismos que operam essas transformações e as sobrevivências de formas, gestos e sentidos, e para isso se apoiou na obra de Georges Didi-Huberman e Aby Warburg.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o oriente e o ocidente : a construção da imagem de São Jorgept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordHistória da artept_BR
dc.subject.keywordSão Jorge (Santo)pt_BR
dc.subject.keywordRepresentação artísticapt_BR
dc.subject.keywordArte - religiãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23712-
dc.description.abstract1This research examines the representation of Saint George and the dragon within the scope of art history, through the comparison images. Between the fourteenth and twenty-first centuries, there are twenty-one images of the saint battling the dragon. These pieces have diverse functions and were produced with different materials using distinct techniques. There are ritualistic, artistic and reproduced images; as such, this research works within a broad understanding of art objects. Each image, through its production, use and distribution, is connected to a universe of texts and other images, creating a network of different forms and overlapping senses. Through the comparison of images, this research seeks to establish connections and understand overlaps of form and sense embodied by the saint. The specific place and time of production brought about changes in each image of Saint George, in both mental images that are stored in memory and in material images. Drawing on the work of Georges Didi-Huberman and Aby Warburg, this study reflects on the mechanisms that drive such transformations and the persistence of forms, gestures and senses.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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