Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23705
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RamonFigueiraGarbin.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRezende Filho, Mozart Fazito-
dc.contributor.authorGarbin, Ramon Figueira-
dc.date.accessioned2017-06-20T20:24:59Z-
dc.date.available2017-06-20T20:24:59Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.date.submitted2017-03-08-
dc.identifier.citationGARBIN, Ramon Figueira. Turismo cervejeiro: a cerveja artesanal brasiliense. 2017. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23705-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA cerveja brasileira cria novos símbolos no começo do século XXI e é denominada “cerveja artesanal”. Vista como um produto inovador, geralmente é reduzida apenas a um produto de mercado. No turismo, a cerveja vira foco do que é chamado “turismo cervejeiro”, porém os aspectos sociais e culturais da bebida são esquecidos nessa conceituação. Em contraponto à produção industrial da cerveja, os sujeitos não se sentem mais pertencentes à identidade da cerveja industrial, assim formam grupos sociais que resgatam as produções artesanais de cerveja e ressignificam o símbolo da cerveja para outros aspectos culturais e sociais. Tais grupos possuem como principal característica a união de seus membros sob um sentido mais singular do prazer e do lazer. Diante deste cenário, este trabalho analisa o resgate da cultura e tradição, bem como as motivações da produção caseira de cerveja, demonstrando a mudança recente de sua motivação onde criam-se novos grupos sociais onde a cerveja tem seu foco em um turismo mais voltado ao lazer.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTurismo cervejeiro : a cerveja artesanal brasiliensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTurismo culturalpt_BR
dc.subject.keywordCerveja artesanalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23705-
dc.description.abstract1Brazilian beer is passing through a reformulation in the beginning of the 21st century calling it “craft beer”. Saw as an innovation it’s reduced purely as a product. In tourism research, beer is used in what’s called “beer tourism”, however it’s social and cultural aspects are forgotten. Due to the massification of mainstream beer, subjects do not feel like they belong to this identity, therefore they form new social groups that rescue craft beer productions and bring new cultural and social meanings to the beer. This groups have the feature of union in a more singular way of the pleasure and recreation. On this scenery, this this research analyses the motivation of the production of beer called “craft beer”, in which is said to rescue cultures of craft, creating new social groups and changing the motivation from a sell/ business point to a more recreation focused tourism.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.