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dc.contributor.advisorMundim, Maria Suely Pedrosa-
dc.contributor.authorMachado, Cleber Tavares-
dc.date.accessioned2017-06-20T19:20:25Z-
dc.date.available2017-06-20T19:20:25Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.date.submitted2017-03-31-
dc.identifier.citationMACHADO, Cleber Tavares. Mapas conceituais como instrumento avaliação em de estudos de termodinâmica no ensino médio. 2017. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23702-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como temática a prática avaliativa na disciplina de Física, tendo como principal objetivo a construção dos mapas conceituais pelos estudantes, com o intuito de avaliá-los. São apresentados mapas conceituais elaborados por grupos de estudantes de ensino médio regular, em regime de cooperação. Os mapas conceituais foram construídos ao final de 46 horas aulas sobre conceitos básicos de Termodinâmica, por intermédio de aulas expositivas e de estudos dirigidos, no qual o objeto de estudo é a avaliação entre os grupos. A questão focal é a termodinâmica relacionada aos conceitos básicos e às unidades de conteúdo. Os resultados alcançados comprovaram a eficácia das avaliações em pares, por meio de estudos dirigidos das unidades de conteúdos e da complexidade de um processo avaliativo, utilizando-se da construção dos mapas conceituais, em uma mudança nos procedimentos usuais em sala de aula. A possibilidade de os estudantes serem incluídos no processo de avaliação é ratificada pela correlação verificada entre as avaliações feitas pelo professor e pelos alunos. Um livreto sobre mapas conceituais com tutorial explicando como utilizar o programa CmapTools foi construído como produto educacional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMapas conceituais como instrumento avaliação em de estudos de termodinâmica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeConceptual maps as an instrument of evaluation in studies of thermodynamics in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMapa conceitualpt_BR
dc.subject.keywordTermodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - métodos de ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensino - ensino médiopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23702-
dc.contributor.advisorcoVerdeaux, Maria de Fátima da Silva-
dc.description.abstract1The present work had as its theme the evaluation practice in the discipline of Physics, having as main objective the construction of the conceptual maps by the students, with the purpose of evaluating them. Conceptual maps elaborated by groups of regular high school students are presented. The conceptual maps were constructed at the end of 46 hours classes on basic concepts of thermodynamics, through lectures and guided studies, in which the object of study is the evaluation between groups. The focal issue is thermodynamics related to the basic concepts and units of content. The results obtained proved the effectiveness of the peer evaluations, through directed studies of the units of contents and the complexity of an evaluation process, using the construction of conceptual maps, in a change in the usual procedures in the classroom. The possibility for students to be included in the evaluation process is confirmed by the correlation between the assessments made by the teacher and the students. A concept map booklet with tutorial explaining how to use the CmapTools program was built as an educational product.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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