Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23652
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TiagoHenriqueAlencarMonteiro.pdf12,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Íntimo e exposto : narrativa autobiográfica em cultura visual e educação
Autor(es): Monteiro, Tiago Henrique Alencar
Orientador(es): Rosa, Luisa Günther
Assunto: Arte e educação
Arte e fotografia
Cultura visual
Artes visuais - estudo e ensino
Data de publicação: 12-Jun-2017
Referência: MONTEIRO, Tiago Henrique Alencar. Íntimo e exposto: narrativa autobiográfica em cultura visual e educação. 2017. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta investigação apresenta como objeto a análise da minha formação como Educador a partir do ponto de vista Acadêmico e profissional e do ponto de vista das relações culturais e sociais. Estudo minhas relações com imagens, tanto como produtor quanto como observador, nas quais identifico Dispositivos de Atenção, elementos que trabalham e provocam a percepção visual como prática Educanímica/Educatípica, ou seja, as práticas culturais e simbólicas a partir da Visualidade Cotidiana como meio educacional. A abordagem metodológica escolhida foi a A/r/tografia, que estuda entrelugares e hibridismos com base na arte visual como meio de trabalhar o conhecimento e a Educação. Confluindo ao texto, apresento imagens não ilustrativas, que permitem uma fruição poética. Cada imagem, por si e no contexto desta investigação, se apresenta como dispositivo de atenção e como processo educador/educativo.
Abstract: This inquiry presents as its object the analisys of my own formation as an Educator, from an academic and professional point of view, as well as from social and cultural relations’s biases. In it, I study my relationship with the images, as their maker and viewer, in which I identify Attention Devices, which are elements that disturb and excite visual perception as an Educanimic/Educatypal practice, I mean, cultural and symbolical practices coming from Everyday Visuality as an educational medium. The chosen methodological approach was A/r/tography, which studies in-betweens and hybridisms, based on visual arts as a way to work knowledge, Education. Converging with the text, I show non-illustrative images that allow the fruition of the poetics that composes this inquiry. Each image, by itself and within this inquiry’s context, presents itself as attention’s device and as educative/educator process.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23652
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.