Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23584
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaPaulaSampaioBarbosa.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O brincar como possibilidade de desenvolvimento infantil em acolhimento institucional
Autor(es): Barbosa, Ana Paula Sampaio
Orientador(es): Rossato, Maristela
Assunto: Brincadeiras - psicanálise e educação
Desenvolvimento da criança
Acolhimento institucional
Desenvolvimento infantil
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: BARBOSA, Ana Paula Sampaio. O brincar como possibilidade de desenvolvimento infantil em acolhimento institucional. 2017. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho visa compreender como o brincar pode contribuir para o desenvolvimento infantil em acolhimento institucional, pois percebemos que o brincar e o lúdico têm sido deixados de lado, não sendo prioridade no dia a dia de muitas crianças. Além da reflexão acerca do brincar, realizamos uma reflexão sobre a realidade do acolhimento institucional e o desenvolvimento infantil numa perspectiva histórico-cultural. A metodologia da pesquisa foi construída com base nos pressupostos de estudos qualitativos, por meio da brincadeira participante e da análise construtiva-interpretativa constituídas no contato entre pesquisadora e os participantes de pesquisa. A investigação teve lugar em uma instituição de acolhimento no entorno do Distrito Federal e os participantes de pesquisa foram as crianças e cuidadoras que residiam na mesma. Concluímos que estar em acolhimento não é fator determinante de prejuízo ao desenvolvimento da criança, que os recursos simbólicos e emocionais são mobilizados pela brincadeira por meio dos processos de imaginação e criatividade e que o brincar espontâneo amplia as possibilidades de expressão do sujeito, condição essencial de desenvolvimento. Ressaltamos a relevância desse tipo de pesquisa, na tentativa de fomentar discussões que possibilitem problematizar a visão acerca da infância e do acolhimento institucional, e ampliar o entendimento da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil.
Abstract: This research aims to understand how playing can contribute to child development in the context of institutional sheltering. It is not hard to notice that the act of playing has been set aside, being no priority in the routine of the children. Besides reflecting about playing, we also reflect about the reality of institutional sheltering and child development. The methodology was constructed following qualitative assumptions, with participant playing and constructive-interpretative analyses being constituted during the contact between the researcher and the participants of the study. The investigation took place in a sheltering institution of the great area of Distrito Federal – Brazil. The participants of the study were the children and the caregivers who resided in that institution. We conclude that being in a sheltering context is not a determining factor of harm in children’s development as symbolic and emotional resources are deployed during playing time through imaginative and creative processes. Furthermore, spontaneous playing broadens the possibilities of expression of the subject – an essential condition for development. Based on the above considerations, we highlight the relevance of this kind of research as an attempt to foster discussions that problematize the perception about infancy and institutional sheltering and broaden the understanding of the importance of playing for children’s development.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23584
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.